O sonho de muitas pessoas é montar uma lanchonete de cachorro-quente, mas esse processo precisa ser muito bem estruturado para que realmente dê certo.
Embora seja um negócio com potencial para gerar bons lucros, a verdade é que exige muito preparo, planejamento e, principalmente, persistência.
Portanto, para facilitar todo esse processo, resolvi listar aqui algumas dicas que farão muita diferença no sucesso do seu negócio. Vamos conferir?
6 passos para montar um negócio de cachorro-quente de sucesso
1. A legalização é fundamental
Sua primeira ação como empreendedor é correr atrás da legalização da sua lanchonete. Como você terá um ponto comercial fixo e no ramo alimentício, precisará de duas grandes permissões: alvará de funcionamento e alvará sanitário.
Ambos podem ser solicitados através da prefeitura da sua cidade, mas são indispensáveis para você abandonar a ilegalidade.
Além disso, funciona também como uma prova de confiança para seu consumidor, que entende que a sua lanchonete cumpre todas as normas sanitárias.
2. Planejamento
O segundo grande passo para colocar o negócio para funcionar é montar um planejamento consistente, contendo as principais informações que irão direcionar seu projeto. Dentre os tópicos do planejamento, estão:
- Estudo completo de mercado.
- Análise da sua concorrência.
- Investimento total inicial.
- Gastos com insumos, equipamentos e utensílios.
- Definição dos custos mensais recorrentes.
- Identificação de melhores fornecedores.
- Projeção de crescimento e lucro esperado.
Esse plano de negócio ajuda a começar com o pé direito, reduz os riscos e ajuda a alcançar resultados positivos.
Além disso, proporciona a expansão da sua marca, possibilitando até que você monte uma franquia de sucesso. Já imaginou? Afinal, você irá trabalhar em cima de um direcionamento assertivo. É praticamente um guia. 😉
3. Escolha o melhor ponto comercial para sua lanchonete
Diferentemente de um carrinho para cachorro-quente que você pode se deslocar de um lado para o outro até encontrar um bom fluxo de vendas, a lanchonete é um ponto fixo e exige ainda mais empenho para encontrar o local mais lucrativo.
Avalie diferentes pontos e procure entender como o movimento acontece em cada um deles. Veja também se há escolas, complexos empresariais, centros comerciais, ou seja, se é possível atrair um bom número de clientes.
Inclusive, quanto melhor for o local escolhido, menos custos com divulgação e marketing você terá, pois os clientes estarão em contato diário com seu comércio.
Não se esqueça, opte por um aluguel que caiba no orçamento, e isso pode ser incluído no planejamento comercial.
4. Estrutura adequada
Um erro comum é acreditar que quanto mais espaço, melhor, mas na prática não é bem assim. Isso porque é totalmente possível acomodar sua lanchonete em um espaço mais compacto, porém bem distribuído e planejado.
Dessa forma, você certamente precisará de uma vitrine, um balcão e área para recebimento dos pedidos, que servirá também como caixa.
Por outro lado, a estrutura precisa oferecer uma divisão mínima para área de produção, estoque de insumos, banheiros e local para atender as necessidades de seus funcionários.
Aliás, pense na melhor disposição possível para as mesas e cadeiras, a fim de que não fique muito apertado ou sobre espaço desnecessário.
5. Invista nos equipamentos necessários
Na hora de investir nos equipamentos para cachorro-quente, considere inicialmente apenas o que irá precisar, evitando gastar mais do que deveria nesse momento. Sendo assim, veja uma lista com possíveis equipamentos:
- Freezer comercial.
- Estufa para armazenar alimentos.
- Fogão e forno industrial.
- Chapa para preparar o cachorro-quente.
- Prensa para oferecer opção de hot dog prensado.
- Fritadeira elétrica para auxiliar na produção.
- Processador e liquidificador.
- Balcão de atendimento.
- Utensílios para o preparo na cozinha.
- Cadeiras e mesas.
Vale ressaltar que essa lista varia muito, pois você precisa considerar as suas necessidades, seu capital para investimento inicial e espaço oferecido pela estrutura alugada.
6. Considere vendas por delivery
Se você considerar o cenário atual de restrição, certamente precisa pensar em como estruturar um processo de delivery de cachorro-quente.
Acompanhar o crescimento dessa tendência é uma ótima oportunidade para manter as portas abertas e ganhar mais clientes. Afinal, cada dia mais as pessoas evitam sair de suas casas, abrindo margem para as entregas se tornarem o carro-chefe do seu negócio. 😉
Aprimore as vendas para conquistar mais clientes
Uma das melhores estratégias para conquistar mais clientes, é investir no marketing e divulgação em redes sociais.
Para se ter uma ideia, segundo pesquisa da Empresa Kantar, especializada em pesquisa de mercado, apenas na época da pandemia houve um crescimento de 40% no uso de redes como Facebook, Instagram e WhatsApp.
Isso mostra como o cliente acessa essas redes para encontrar o que busca. Por que então, não aproveitar essa grande oportunidade, não é mesmo?
Além do mais, procure oferecer a inovação e diferenciação aos seus clientes, com formatos e receitas que ele só encontra em sua lanchonete. Desse modo, avalie disponibilizar:
- Cachorro-quente no pote.
- Mini hot dog para festas.
- Hot dog no palito.
- Cachorro-quente prensado.
- Cachorro-quente de forno.
- Recheios diferenciados.
- Acompanhamentos para incrementar o produto.
- Molhos diferenciados.
- Pães diferentes para cachorro-quente.
Por fim, é muito relevante que você procure sempre mais conhecimento para agregar valor à lanchonete. Isso pode se tornar o verdadeiro diferencial competitivo de que precisa para crescer no mercado.
Dessa maneira, sugiro fortemente a você conferir o Curso de Cachorro-quente Gourmet. Ele é uma fonte rica de informações aplicáveis ao seu negócio, com recheios únicos, preparo de pães artesanais, precificação do produto, dicas sobre vendas e muito mais.
Espero muito ter contribuído para o começo de uma nova jornada de sucesso. Compartilhe as dicas e até a próxima!