A escolha de montar uma barraca de cachorro-quente está entre os negócios mais lucrativos e com menor investimento inicial.
Mas ainda assim é uma decisão que precisa ser bem pensada, para que você consiga iniciar um negócio seguro e com grandes chances de prosperar no mercado.
Pensando nisso, eu reuni dicas práticas para você compreender como dar os primeiros passos em direção à liberdade financeira que procura. Vamos conferir?
Passo a passo para montar uma barraca de hot dogs
1. Defina um planejamento para guiar seu negócio
Muitos acreditam que por se tratar de uma simples barraca de cachorro-quente, não há necessidade de planejar nada, mas isso é um pensamento equivocado.
Investir dinheiro nos dias de hoje é algo cada vez mais complicado e deve ser feito com total segurança e certeza.
Por isso, crie um plano de negócios completo. Não precisa ser algo muito aprofundado, mas deve constar o investimento necessário, a definição da localização, quais medidas para se legalizar e capital de giro para fazer o negócio girar.
Esse documento pode direcionar melhor você no mercado, evitando gastos desnecessários e permitindo investir onde realmente é preciso.
2. A legalização é fundamental
Parte dos empreendedores julga a legalização apenas como uma etapa burocrática, mas a realidade é que legalizar-se mostra para seu cliente que você segue as normas sanitárias, está devidamente dentro dos padrões e, claro, dentro da lei.
Por isso, vá até a prefeitura da sua cidade para solicitar o alvará de funcionamento. Posteriormente, a vigilância sanitária será acionada para avaliar seu local de trabalho, armazenamento de insumos e produtos e, sobretudo, a higiene para realizar a emissão do certificado.
3.Aproveite a mobilidade da barraca de hot dogs
Entre as grandes vantagens da barraca de cachorro-quente, está a possibilidade de se movimentar de um local para outro, a fim de encontrar melhores vendas. E você deve aproveitar isso ao máximo.
No entanto, você precisa saber que o ponto comercial fixo pode trazer benefícios a longo prazo, uma vez que se estabelece como referência a todos que passam por ali.
Por outro lado, você pode mesclar seu funcionamento ao atender eventos particulares, festas de aniversário, inauguração de comércios, entre outros.
Então, uma estratégia válida é tentar identificar o melhor ponto para trabalhar diariamente, mas oferecer seus serviços a terceiros. Assim, você alcança diferentes tipos de clientes e aumenta consideravelmente sua margem de lucro. 😉
4. Adquira os equipamentos, utensílios e insumos necessários
Podemos dividir em duas partes a necessidade de investir em utensílios para a barraca. A primeira diz respeito aos equipamentos para cachorro-quente relacionados à operação e produção dos produtos, tais como:
- A própria barraca de hot dogs.
- Repartições térmicas.
- Chapa especializada para hot dog.
- Prensa manual para oferecer cachorro-quente prensado.
- Cubas para armazenar os ingredientes do preparo.
- Utensílios comuns de cozinha como talheres, panelas e pratos.
- Copos, guardanapos, saquinhos, bisnaga para maionese e ketchup.
- Mesas, cadeiras e guardanapeiras.
- Botijão de gás.
- Freezer para armazenar itens que exigem refrigeração.
A segunda parte fica por conta dos materiais gerais para realizar a limpeza da sua barraca. Isso envolve detergente neutro, palhas de aço, esponjas, entre outros.
Aqui vale apontar também a necessidade de reservar um local para armazenar com segurança os insumos, pães, refrigerantes e demais ingredientes.
5. Quanto custa abrir uma barraca de cachorro-quente?
O custo total para montar uma barraca bem completa de cachorro-quente varia bastante, pois é preciso definir o modelo de barraca, os equipamentos e utensílios que você pretende iniciar o negócio.
Porém, posso adiantar que o investimento inicial mínimo gira em torno de R$3.500,00 atualmente. Isso inclui a barraca, os equipamentos e utensílios mínimos, além dos insumos para começar a produzir de imediato.
Entretanto, esse valor pode aumentar ou diminuir, pois você pode optar por uma barraca usada ou uma chapeira seminova, por exemplo. Mas ainda assim é um negócio que oferece grande retorno de investimento.
6. Onde comprar uma barraca?
Como o mercado da venda de hot dogs está em pleno crescimento e não mostra sinais de crise, há um número considerável de empresas que trabalham exclusivamente com esse tipo de equipamento, tais como:
Não posso deixar de mencionar o e-commerce brasileiro, que está recheado de opções em barracas, carrinhos para cachorro-quente, equipamentos, utensílios e insumos:
7. Torne-se um profissional na área
Oferecer um bom produto aos clientes é a melhor maneira de começar seu empreendimento. Porém, para evoluir no mercado, alcançar mais consumidores e expandir seu negócio, é fundamental se diferenciar da concorrência.
Nesse contexto, a cada dia você precisa se profissionalizar na área, seja ao oferecer sabores inovadores, formatos diferenciados, um pão para cachorro-quente único, deliciosas combinações de recheios e, sobretudo, focar na divulgação.
É justamente por isso que a última dica é para conferir o Curso de Cachorro-quente Gourmet. Recomendo muito que avalie suas vantagens, dicas de venda e de receitas, além de informações para transformar você em profissional de verdade.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar com outras pessoas. Boas vendas e até a próxima!