São os ingredientes para cachorro-quente que vão dizer se o seu produto é o melhor da região ou não.
Para quem está começando é comum que haja dúvidas sobre o modo de preparo. Vou te mostrar como é simples reunir as melhores combinações para instigar seus clientes e aumentar as vendas. Confira!
O que não pode faltar em um cachorro-quente de verdade?
Como sabemos, o hot dog brasileiro é muito diferente das receitas que encontramos lá fora. Aqui é muito mais recheado e saboroso, não há dúvidas disso.
Entretanto, para uma receita simples de cachorro-quente, são necessários os seguintes ingredientes:
- Pão de hot dog bem macio e do tamanho certo da salsicha escolhida;
- Salsicha de excelente qualidade.
- Molho especial;
- Ervilha e milho (opcional);
- Purê de batata cremoso;
- Batata palha.
Esses ingredientes não podem faltar de jeito nenhum, pois cada um deles formam uma combinação incrível. Com essa base, você pode montar diferentes tipos de receitas e variar no cardápio para seus clientes.
Vou aproveitar e deixar algumas considerações sobre esses ingredientes, veja só:
Pão de hot dog
Eu sugiro que você ofereça diferentes tipos de pães, até porque você pode conseguir uma margem de lucro maior nos pães australiano e brioche, por exemplo.
Esses dois tipos são considerados gourmet, já que trazem um sabor incomparável e marcante. Contudo, vale a pena ter cuidado na hora de combinar os ingredientes.
Como os pães já são bem saborosos, é interessante escolher ingredientes mais suaves ou que complementam o sabor como um todo. 😉
Veja uma sugestão: pão australiano, salsicha grelhada na manteiga, bacon crocante, cebola caramelizada e queijo cheddar.
Salsicha
A salsicha também é um ingrediente que vai contar muito na hora da precificação. Se o seu público-alvo prefere algo mais simples, opte pela tradicional.
No entanto, se o seu público gosta dos sabores gourmet e premium, o ideal é escolher os tipos de maior qualidade como a Viena, que é a mais pura e Frankfurt, que é perfeita para receitas gourmet.
Molho especial
Na minha opinião, é o molho que acentua o sabor do cachorro-quente. Eu gosto muito de combinar salsicha com molho de carne moída. Fica simplesmente sensacional, uma explosão de sabor.
Mas você pode optar por diferentes tipos de molhos para que as pessoas tenham o poder de escolha. Por exemplo, ofereça:
- Molho rosé;
- Molho vermelho picante;
- Molho barbecue;
- Molho vermelho completo com ervilhas, cenoura e milho;
- Molho pesto;
- Molho tártaro;
- Molho vinagrete;
- Molho de iogurte refrescante;
- Molho agridoce;
- Molho verde;
- Molho ocidental;
- Molho balsâmico.
DICA EXTRA: é super importante que todos os seus molhos tenham uma consistência mais firme e cremosa para não escorrer e não umedecer demais o pão. 😉
Ingredientes extras
Não é todo mundo que gosta de milho e ervilha, por exemplo. Então, eu acredito que você pode colocar esses ingredientes como opcionais e dar o poder de escolha ao cliente na hora de montar o lanche.
Em relação aos sabores gourmet, por exemplo, você pode incrementar a receita com ingredientes diferentes como picles, cebola caramelizada, bacon, tomate seco, tomate confitado, cogumelos salteados, cebola roxa, carne seca etc.
Purê de batata
Ahh, o purê de batatas é um verdadeiro dilema. Existem pessoas que não gostam da combinação no cachorro-quente, mas há quem diga que é um ingrediente que não pode faltar.
Eu, particularmente amo hot dog com um purê bem cremoso. Aliás, sugiro que você experimente fazer um aligot, que é um purê de batatas com muito queijo. Tenho certeza de que você também irá favoritar. 😉
Mas em geral, você pode fazer um purê simples e oferecer nas receitas mais tradicionais e deixar essa dica do aligot para receitas gourmet. Funciona muito bem nas vendas.
Como diferenciar o meu cachorro-quente?
Todas as dicas que deixei aqui vão te ajudar a diferenciar o seu produto dos concorrentes, mas existem outros fatores que influenciam muito.
O método de trabalho por exemplo. É preciso se portar como um verdadeiro profissional, utilizando todos os equipamentos de higiene como toucas, luvas e aventais.
Aliás, personalize o seu avental com a marca do seu negócio. Isso vale também para as embalagens de entrega, principalmente se pretende trabalhar com delivery de hot dogs.
Outro fator de grande impacto que pode levar uma empresa iniciante ao sucesso absoluto é a forma de atendimento.
Nesse caso, priorize a agilidade, organização e ofereça um atendimento personalizado, descontraído e educado para seus clientes.
Para não deixar de fora, sugiro que conheça o Curso de Cachorro-quente Gourmet. Nele, você encontrará receitas completas passo a passo, métodos de preparo de recheios e de pães artesanais, além de muita informação sobre gestão de negócio e vendas.
Então, acredito que vale muito a pena para você que pretende iniciar no ramo se erros e maiores desafios.
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar com todo mundo, boas vendas e até a próxima!
rodrigo maggioni lemes diz
muito obrigado pelo conteúdo muito bom mesmo
Alexandre diz
Excelente é uma motivação a mais para quem tá começando
Junin diz
obrigado
Jefferson Ventura de Souza diz
Vou iniciar minhas vendas e tinha algumas dúvidas. Não tenho mais pois, vc esclareceu. Obrigado e vamos trabalhar e que Deus.