Seja para saborear ou vender, as receitas de cachorro-quente doce estão ganhando destaque e caindo no gosto das pessoas.
Não à toa, existem muitos comerciantes faturando alto com a versão doce, que pode ser oferecida como sobremesa ou dogão principal. Então, se você enxerga o potencial do hot dog doce, saiba que separei receitas incríveis que vão te surpreender!
4 receitas de cachorro-quente doce práticas + dica de ouro
Quem achou que isso não aconteceria com o cachorro-quente se enganou, pois assim como a pizza ou o pastel, era apenas uma questão de tempo até surgir alguém corajoso o suficiente para incorporar ingredientes doces ao tradicional hot dog.
Sendo assim, é comum encontrarmos variações com chocolate, leite condensado, doce de leite e Nutella, bem como frutas, como é o caso do morango e banana. Então, sem mais delongas, dá uma conferida nessas receitas imperdíveis!
1. Receita simples de cachorro-quente de banana com doce de leite
Essa receita é aquela para iniciantes, pois não exige nenhum conhecimento aprofundado ou técnica sobre a montagem do hot dog. Além do mais, os ingredientes são simples e fáceis de manipular. Veja o que precisará:
- Pão para hot dog da sua preferência
- Doce de leite em bisnaga
- Leite condensado gelado
- Chocolate branco forneável para recheio
- 2 bananas cortadas em rodelas
De maneira bem prática, corte o pão ao meio pela lateral, coloque o fundo direto na chapa e espalhe o leite condensado nas duas partes. Em seguida, adicione o doce de leite, fazendo um formato de ziguezague para facilitar.
Logo após, posicione a banana em uma das partes apenas e cubra tudo com chocolate branco derretido. Por fim, feche com cuidado e dê uma leve prensada no cachorro-quente para reduzir o tamanho e incorporar os recheios.
Finalize com mais um pouco de doce de leite – como se tivesse colocando o molho em um hot dog comum – e salpique granulado branco, fica incrível!
DICA EXTRA: ao invés de colocar a banana “crua” prefira dar uma leve tostada nelas com um pouco de canela, trazendo assim uma pegada a mais de sabor!
2. Receita prática de hot dog de Romeu e Julieta
Quem nessa vida não ama o recheio de Romeu e Julieta, não é verdade? A união do queijo com o sabor da goiabada é simplesmente dos deuses, e no cachorro-quente combina que é uma maravilha.
Ingredientes
- Pão de brioche para cachorro-quente
- Goiabada para recheio (cremosa em bisnaga)
- Queijo muçarela ou frescal (prefira o frescal)
- Leite condensado gelado
Leve o pão aberto ao meio para a chapa e espalhe leite condensado sobre ambas as partes. Com uma quantidade generosa, adicione a goiabada sobre o leite condensado, mas somente em uma das partes.
Em seguida, derreta e gratine o queijo na chapa e coloque sobre a goiabada. Se for o queijo frescal é ainda melhor, pois equilibra perfeitamente a goiabada.
Por fim, feche o pão, prense e finalize com goiabada ou mesmo morango fresco, veja certinho no vídeo:
3. Receita de cachorro-quente de churros com granulado
Só o brasileiro mesmo para fazer um hot dog doce com sabor de outro famoso doce, que é o churros. Portanto, a ideia é usar um pão mais adocicado, como aquele pãozinho doce com açúcar granulado, sabe?
Então, abra o pão, dê uma leve selada e coloque doce de leite cremoso dentro, finalizando com chocolate granulado. Porém, como falamos de sabor churros, há uma infinidade de outros complementos, como:
- Granulado de chocolate branco.
- Granulado colorido.
- Castanhas picadas.
- Gotas de chocolate.
- Coco ralado.
Isso sem contar que você pode substituir o doce de leite por chocolate, goiabada, beijinho, Nutella, cremoso de morango e brigadeiro branco.
4. Receita de cachorro-quente de KitKat
Mais do que dar certo, a combinação de KitKat com doce de leite e Nutella é uma das mais vendidas nos carrinhos de hot dog que aderiram à versão doce, e tudo que você precisa é:
- Nutella ou creme de avelã caseiro
- Doce de leite cremoso
- KitKat suficiente
- Pão para cachorro-quente
- Açúcar e canela em pó
Misture açúcar refinado com canela em pó, pois será a base para “empanar” o pão. Em seguida, passe o pão nessa mistura para formar uma casquinha doce.
Agora, abra os pães na lateral, passando doce de leite em uma parte e Nutella na outra. O KitKat será colocado no meio, como se substituísse a salsicha. Finalize com mais doce, 1 barrinha de KitKat e um quadriculado de doce de leite.
DICA DE OURO para estruturar melhor o hot dog
Se por acaso você encontrar dificuldades para firmar o recheio e notar que tudo está desmoronando, use banana. Isso porque a banana cumpre bem o papel da salsicha, além de combinar com os recheios sugeridos aqui.
Inclusive, pode ser interessante dar uma leve fritada na banana, cobrir com calda de frutas, trazendo novos componentes à receita!
Qual o melhor pão para cachorro-quente doce?
Como o cachorro-quente não é “regulamentado”, na verdade não há um pão melhor ou pior, pois o que conta mesmo é prensar o hot dog. Dessa forma, todo pão funciona da mesma forma.
Entretanto, existem certos pães que dão uma cara nova, tais como:
- Pão australiano: por ter um sabor mais puxado para o adocicado, pode ser uma boa pedida para hot dog com componente frito como a banana.
- Pão de brioche: o tom amanteigado do brioche traz riqueza e leveza para as diferentes receitas doces, como prestígio e avelã.
- Opção de pãozinho doce: esse pão dispensa a necessidade de incluir um açúcar refinado, pois geralmente vêm com açúcar na casca.
Se você trabalha e tem um negócio de cachorro-quente, incluir opções doces é uma excelente estratégia comercial, já que amplia o público-alvo e atrai novos clientes.
Quer aprimorar seus conhecimentos no preparo? A alternativa, portanto, é dar uma conferida no Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet. Além de trazer receitas doces, é composto por dicas para gerir o negócio como um profissional.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!