Pretende vender suas receitas, mas não sabe como montar uma tabela de preços de cachorro-quente? Saiba que esse é um item fundamental que impacta nas suas vendas.
Quando o cardápio não é muito organizado nem é atrativo, o cliente perde o interesse no produto.
Para te ajudar, resolvi selecionar as melhores dicas e informações importantes que você precisa considerar na hora de montar a sua tabela. Confira!
Como descobrir os custos totais da produção de hot dog
A primeira coisa a fazer, sem dúvidas, é identificar o custo total de produção das suas receitas. Se você pretende colocar 10 sabores de cachorro-quente no cardápio, precisará fazer as 10 receitas para descobrir o custo de cada uma.
Nessa etapa, é essencial que haja muita assertividade nos cálculos, senão você poderá perder uma boa margem de lucro.
A minha sugestão é que você faça, por exemplo, uma receita de purê de batatas para 10 hot dogs, que é uma estimativa média de vendas por dia. Nesse caso, faça o cálculo com uma receita de purê simples, sem nada demais.
Aí é só dividir o custo total e você chegará em um valor unitário.
Além desse planejamento de custo com ingredientes, você não pode esquecer de somar ao custo unitário os valores de embalagem, principalmente se pretende vender por delivery.
Os famosos “gastos invisíveis” também não podem ficar de fora que envolvem gás, energia elétrica, aluguel etc. Calcular isso sobre os produtos unitários é muito difícil. Então, a maioria dos comerciantes adicionam sempre 10% no custo total.
Quando você chegar a um valor unitário de tudo multiplique por 3, cálculo referente a mão de obra, insumos e lucratividade. Prontinho, você já chegará ao custo total do seu hot dog. 😉
Considere criar uma medida padrão
Para facilitar ainda mais o seu controle, eu sugiro que você separe porções em gramas para cada receita de cachorro-quente.
Dessa forma, você terá muito mais assertividade na quantidade exata e o mesmo deve ser feito para os outros ingredientes essenciais para hot dog como o molho especial, ingredientes extras e até mesmo a batata palha. O lema é não desperdiçar!
Eu conheço um amigo que ainda não tem uma balança de precisão, mas utiliza uma colher de sopa como medida padrão. Veja um exemplo prático para uma receita tradicional:
- 2 colheres (sopa) cheias de molho
- 2 colheres (sopa) cheias de purê de batatas
- 1 colher (sopa) de ervilhas
- 1 colher (sopa) de milho
- 2 colheres (sopa) de batata palha
Só essa dica já vai te ajudar muito a manter o controle dos gastos e lucro do seu negócio.
Quanto devo cobrar por cada receita?
O custo para o consumidor pode variar muito de acordo com a economia da sua região. Por isso, a minha dica é que você pesquise muito antes de precificar.
Dê uma avaliada nos concorrentes. Aliás, se você pretende entrar nesse mercado com o diferencial de preço justo, essa etapa é ainda mais essencial.
Em média, o custo de produção de um cachorro-quente pode variar de R$0,95 a R$1,80. Pra receitas simples, eu já vi preços que variam de R$8 a R$10 reais.
Já para receitas gourmet e de produção específica como produção do próprio pão ou da salsicha, o valor sobre um pouco. Já vi por aí estabelecimentos que cobram em torno de R$15 a R$18 reais.
4 dicas para montar uma tabela de preços atrativa
1. Separe os sabores por categorias
Uma regra é certa: você precisa mostrar organização para o cliente logo no cardápio. Sendo assim, coloque de acordo com os tipos de receitas que você oferece como: simples, completos e gourmet.
2. Inclua itens adicionais
É uma coisa muito importante porque existem clientes que gostam de criar o seu próprio hot dog. Por isso, vale a pena colocar a opção de salsicha extra, queijo extra e outros ingredientes que podem ser considerados opcionais.
Vale ressaltar que os preços não devem ser abusivos. Nesse caso, o ideal é que você incentive, de fato, o cliente a adicionar ingredientes para agregar ao valor final. 😉 É uma estratégia para aumentar a lucratividade.
3. Inclua bebidas disponíveis
Quando o cliente pede o cardápio, quer analisar tudo o que você vende, inclusive as bebidas disponíveis para acompanhar o lanche. Para começar, ofereça o básico como refrigerantes (2 marcas pelo menos), sucos (3 sabores pelo menos) e água.
4. Vai oferecer acompanhamentos?
Os acompanhamentos fazem parte de qualquer estabelecimento de comida. Quando falamos em cachorro-quente brasileiro, é quase impossível dizer que precisa de acompanhamento, já que costuma vir bem recheado.
Entretanto, você pode pensar na ideia de oferecer molhos especiais para acompanhamento, batata frita ou batata rústica para acompanhar receitas gourmet.
Eu, particularmente, considero a venda de acompanhamentos uma excelente oportunidade para aumentar os lucros do negócio. Por outro lado, pode ser um diferencial para atrair mais clientes se você optar por oferecer os acompanhamentos grátis. 😉
5. Detalhes que fazem toda diferença
Lembre-se que montar uma tabela de preços requer muito cuidado na disposição das informações e das imagens. Aliás, a imagem do produto original, muito bem tratada, faz toda a diferença.
Pessoas que não conhecem o seu produto vão decidir experimentar somente por conta da imagem, que deve ser atrativa o suficiente.
Outra dica que te dou é fazer parceria com um Designer Gráfico. Assim, você consegue desenvolver uma identidade visual totalmente personalizada para o seu novo negócio.
Pode não parecer, mas isso faz toda a diferença na hora de se destacar em meio a concorrência.
DICA EXTRA: crie um cardápio físico para oferecer aos clientes que chegarem ao seu estabelecimento e crie também um cardápio virtual para divulgar nas redes sociais ou enviar pelo WhatsApp. 😉
Se você gostou dessas dicas, vai adorar conhecer o Curso de Cachorro-quente Gourmet. Com ele, você terá todas as diretrizes, técnicas e passo a passo de receitas incríveis para aumentar suas vendas. Portanto, não deixe de conferir!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Boas vendas e até a próxima!
Barreto restaurant diz
Adorei e vou usar as dicas.
Sara diz
Amei vou usar essas dica obrigado
Rita Decassiacandidodasilva diz
Obrigado por tirar mihas duvidas adorei
José Vilmar velho Velho diz
Muito boa a meteria, bem detalhado e exclarece muitas dúvidas, parabéns pelo trabalho, muito obrigado!
Maria de Jesus Matos Batista diz
Ameeei a dica