Variar o recheio de hot dog com carne pode trazer mais sabor à mesa, mas o desafio está em descobrir quantos quilos de carne moída para 100 cachorro-quente.
A carne moída no hot dog é uma excelente opção e permite combinar sabores maravilhosos, como milho e azeitonas. Então, juntei dicas valiosas para ajudar você a encontrar o equilíbrio certo na hora de fazer essa grande quantidade de lanche. Confira!
Afinal, quantos quilos de carne moída para 100 cachorro-quente?
Você precisará de cerca de 7kg a 8kg de carne moída para fazer 100 cachorro-quente bem caprichado. Entretanto, como tudo na cozinha esse não é um número definitivo, pelo contrário, pode variar muito mesmo.
Geralmente as receitas não levam apenas a carne moída, mas também outros ingredientes, como milho, tomate picado, azeitona, ervilha e, claro, molho de tomate. Que é o que dá o charme nessa combinação irresistível.
Além disso, podemos acrescentar o purê de batata ou mandioquinha e um bom queijo para complementar. Também chamado de cachorro-quente paulista, a carne moída é o centro das atrações desse tipo de hot dog muito consumido.
Em média, são utilizadas 75g de carne moída por hot dog, mas novamente, esse número pode subir ou descer de acordo com os adicionais. Sendo assim, quando for montar a lista, coloque uma margem de erro de aproximadamente 10% do total.
Com isso, se for comprar 7kg, peça 7kg + 700g, pois normalmente as pessoas costumam consumir um pouco mais quando o recheio é carne moída.
Experimente o mix de carne bovina e suína moídas
Essa dica vale ouro para quem quer economizar um pouco mais na compra. Além disso, o mix de carne bovina com carne suína moída traz um sabor diferenciado ao cachorro-quente.
Nesse caso, a quantidade de carne pode ser dividida entre os dois tipos de carnes, mas a suína pode ser em menor quantidade, pois costuma ter um sabor mais forte, ou seja, você utilizará menos dela.
DICA EXTRA: o que muitas pessoas também fazem, especialmente em eventos, é complementar o recheio de carne moída com uma boa quantidade de salsicha. Com isso, você gasta menos ainda e oferece mais sabor aos lanches!
Qual a melhor carne moída para rechear hot dog?
A melhor carne moída para cachorro quente é a de primeira, como alcatra, contrafilé e patinho, pois contêm menos gordura. Porém, outros cortes como o coxão mole e o músculo combinam muito bem como recheio para hot dog.
Estes dois cortes apresentam menos gordura, são mais baratos e trazem um sabor rico ao lanche. O cuidado mesmo está na escolha do músculo.
Isso porque o bom corte deve apresentar menos nervuras e um baixo teor de gordura, resultando em uma carne moída macia, soltinha e suculenta. A alternativa é apelar para aquele açougueiro de confiança, de modo a ter mais qualidade.
O que combina com carne moída no cachorro-quente?
A realidade é que o molho de carne moída bem temperado e cremoso já é suficiente para um bom cachorro-quente.
Contudo, como diziam as pessoas de antigamente: não há nada tão bom que não possa ser melhorado, prova disso são os acompanhamentos para incrementar o hot dog com carne moída. Com isso, selecionei os principais:
- Batata-palha de qualidade agregar crocância e sabor.
- Molho campanha ou o tradicional vinagrete.
- Purê de mandioquinha ou batata sempre vai bem.
- Bacon em cubos salpicados ou mesmo no recheio com a carne.
- Um bom queijo parmesão de qualidade ralado.
- Diferenciar no tipo de salsicha, com a Viena ou Bratwurst.
- Há quem goste da salada de repolho como acompanhamento.
- Inovar nas combinações de molhos, como picante ou maionese verde.
Como você bem sabe, cada região do Brasil coloca seu DNA culinário no cachorro-quente. Por exemplo, a carne moída é muito consumida no estado de São Paulo, por isso, recebe o nome de Hot Dog Paulista.
Já em Maringá, no Paraná, o hot dog prensado é considerado por lei um prato típico da região. Enquanto que em Manaus, a salsicha é substituída pelo tucumã, que é uma fruta da região.
Portanto, há infinitas maneiras de melhorar o cachorro-quente de carne moída, cabendo somente a você testar novas combinações e incrementar mais sabores com temperos e ingredientes únicos.
O planejamento ajuda você a acertar na quantidade de carne moída
O planejamento completo é no sentido de se preparar adequadamente para evitar qualquer tipo de problema na hora de fazer esse montante considerável de lanches.
Afinal, a quantidade de carne, temperos, complementos e pães, deve ter uma margem de erro segura. O que você acha de entender em detalhes como pôr tudo isso em prática, de uma maneira bem simples?
Então, minha última recomendação de hoje, é para você conhecer o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet.
Nele você encontrará dicas de recheio e combinações, molhos, quais acompanhamentos servir, receitas gourmet e, sobretudo, técnicas para calcular os produtos e preço de produção, elemento indispensável para lucrar com eficiência!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar, assim você ajuda outras pessoas. Até a próxima!