Cozinhar salsicha para cachorro-quente não tem muito segredo. Entretanto, é um processo extremamente necessário e existem algumas técnicas interessantes para melhorar ainda mais a receita.
Por isso, resolvi listar um passo a passo para você seguir e fazer o melhor cachorro-quente. Vamos conferir?
7 dicas para cozinhar salsicha corretamente
1. Limpeza da salsicha
Antes de mais nada, é importante lavar as salsichas para retirar qualquer substância. Aliás, quando retiramos as salsichas da embalagem, percebemos que está um pouco viscosa.
Então, passar em água corrente vai ajudar a limpar o alimento direitinho. 😉
2. Água quente, não fervendo
Aqui temos um outro problema que estraga qualquer receita de cachorro-quente. A maioria das pessoas acham que é preciso ferver muito a salsicha, o que é um erro.
Se você ferver em alta temperatura por muito tempo, perceberá que vai levantar bolhas na superfície da salsicha. Além disso, poderá rachar e até estourar, dependendo da qualidade do produto.
A salsicha é muito sensível. Por isso, você deve colocar um pouco de água para aquecer em uma panela e quando começar a levantar fervura, desligue o fogo. Em seguida, adicione as salsichas e deixe de molho na água quente por cerca de 5 minutos.
Isso é o suficiente para cozinhar completamente. Como sabemos, a salsicha vendida nos supermercados é pré-cozida, não sendo indicado o seu consumo cru.
3. Não deixe a salsicha na água
Terminou de cozinhar, mas não vai utilizar a salsicha neste momento? Então, o ideal é que você retire as salsichas da água e armazene em potes fechados. Se você deixar o alimento imerso na água por muito tempo, principalmente se a água estiver quente, a salsicha vai absorver muito líquido.
Nesse caso, além de ficar mais inchada do que o normal, vai perder cor e sabor.
4. Cozinhe à vapor
Outra maneira de cozinhar a salsicha e manter todas as suas propriedades intactas é cozinhando no vapor. Assim, não corre perigo de entrar em contato com a água muito quente, perder a cor, textura e sabor.
Para isso, encha o fundo de uma panela e coloque um bowl de alumínio até encostar na água. Tampe o bowl e leve a panela ao fogo baixo por cerca de 10 minutos.
5. Pode cozinhar salsicha congelada?
Pode sim. Não há a necessidade de esperar descongelar para cozinhar. Entretanto, saiba que o processo levará um pouco mais de tempo.
Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo e adicione as salsichas congeladas. Tampe a panela e aguarde 5 minutos. Esse será, basicamente, o processo de descongelamento.
Em seguida, ligue o fogo novamente em potência baixa e quando começar a ferver, desligue novamente. Aguarde mais 5 minutinhos e está pronta para o consumo. 😉
6. Pode cozinhar a salsicha direto no molho?
Olha, eu não aconselho fazer isso porque ela ficará mais inchada do que o normal, pois absorverá um pouco do molho. Então, o ideal é fazer o processo de cozimento e aí sim adicionar no molho de sua preferência.
A água do cozimento da salsicha deve ser sempre descartada para evitar a absorção de antinutrientes no nosso corpo. Esse é um dos motivos que eu não gosto de colocar a salsicha crua direto no molho do cachorro-quente.
7. Substitua o cozimento pela fritura
Tenho uma dica super diferente para você experimentar. Que tal dourar a salsicha na frigideira ao invés de cozinhar na água? Você pode fazer isso também. Aliás, o alimento ficará muito mais saboroso para utilizar em diversos tipos de preparo.
Para fazer isso, coloque 1 colher (sopa) de manteiga na frigideira e, em seguida, acomode as salsichas. Deixe dourar em fogo super baixo para não queimar. São necessários apenas 2 minutinhos de cada lado para ficar perfeita! 😉
DICA EXTRA: caso queira, pode cortar as salsichas ao meio para selar bem o seu interior. Também fica muito gostoso!
Principalmente se pretende vender cachorro-quente, essa dica pode se tornar um verdadeiro diferencial na sua receita. Nessa mesma etapa, você pode adicionar cebolas em fatias para preparar cebolas caramelizadas com sabor da própria salsicha.
Se gostou da ideia, experimente salpicar um pouco de açafrão ou colorífico nas cebolas. Fica simplesmente incrível!
E por falar em vendas de sucesso, você já pensou em ganhar dinheiro com cachorro-quente? Então, sugiro que conheça o Curso de Cachorro-quente Gourmet.
Esse é um dos melhores cursos na área que você aprenderá como montar um negócio do zero. Vale a pena dar uma conferida depois. 😉 Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Agora é só colocar tudo em prática! Compartilhe as dicas e até a próxima!