Principalmente para quem possui uma lanchonete, aprender a conservar pão de cachorro-quente poderá ajudar muito a evitar o desperdício e o prejuízo.
Quando os pães são expostos às ações do tempo, costumam ressecar e perder todo aquele sabor surpreendente. Nesse caso, o dono de um hot dog pode receber críticas e até mesmo perder clientes.
Por isso, para te ajudar, selecionei algumas dicas práticas para conservar os pães por mais tempo. Confira!
3 dicas essenciais para preservar o pão de hot dog
1. Preserve a umidade do pão
A primeira coisa que devemos levar em conta é que os pães são compostos, em sua maior parte, de água.
Quando perde a água, começa a ressecar e, consequentemente, fica mais suscetível a estragar mais rápido.
Então, você precisa segurar essa umidade. Para isso, envolva os pães em um pano úmido, bem higienizado. Esse truque vai ajudar a preservar por mais de 5 dias seus pães que sobraram. 😉
2. Preserve a temperatura
Da mesma forma que o pão precisa manter a sua umidade, a temperatura ideal é fundamental para que não resseque, nem prolifere bactérias.
Se o pão já está úmido o suficiente e é mantido em um local quente, é receita certa para a proliferação de bactérias e o surgimento do bolor.
Sendo assim, o ideal é que o pão de cachorro-quente seja mantido em uma temperatura média de no máximo 17º.
É claro, se o pão precisar ser armazenado de um dia para o outro, essa regra não se aplica. Se ele já estiver úmido o suficiente, basta colocar dentro de um recipiente grande, que gere ventilação e pronto.
Por outro lado, se o pão precisar ficar armazenado por até 3 dias, é essencial guardar em um local bem refrigerado. 😉
3. Pão caseiro requer ainda mais cuidados
Eu já ensinei aqui no blog como fazer pão de cachorro-quente caseiro. É uma receita super fácil e ajuda muito no aumento da lucratividade de um negócio de hot dog.
Entretanto, por ser um pão totalmente caseiro, requer o dobro de cuidados, já que é mais sensível e não possui conservantes.
Nesse caso, o pão precisa respirar para manter a fofura. Então, envolva-o em um pano levemente umedecido e guarde em um recipiente grande que proporcione ventilação.
Além disso, cuide para que a temperatura do local esteja adequada. Com esses cuidados, o seu pão caseiro poderá durar por mais de 5 dias. 😉
Posso congelar o pão de hot dog?
Pode sim. Aliás, essa é uma das dicas mais eficazes para garantir um pão sempre fresquinho. Entretanto, exige alguns cuidados especiais, veja:
- Envolva cada pão separadamente em plástico filme.
- Acomode cada um separadamente em uma forma ou bandeja.
- Leve para congelar por até 3 meses.
- Para descongelar, basta remover o plástico e deixar descongelando em temperatura ambiente sobre uma grelha.
- Ou pode também descongelar direto no forno médio por cerca de 15 minutos.
Vale ressaltar que, se você for colocar o pão para descongelar no forno, coloque também dentro da forma um potinho com água.
Assim, seu pão manterá toda a umidade natural e não vai ressecar. O pão sairá quentinho e fresquinho. 😉
Como calcular a quantidade ideal de pão para cachorro-quente
Não adianta, quando trabalhamos com a venda de alimentos, sempre existirá imprevistos. Principalmente se você está começando a vender cachorro-quente, precisará ter muita paciência, pois é difícil mensurar a quantidade exata de todos os ingredientes.
O ingrediente que precisamos ter mais cuidado, realmente é o pão. Quanto aos outros, basta colocar na geladeira e pronto.
Para mensurar a quantidade ideal de pão que você precisará por dia, será necessário avaliar um período de pelo menos um mês.
Todas as vendas que você realizar dentro desse período, anote em um caderno. Assim, você poderá estimar uma média aproximada. 😉
Quando falamos em cachorro-quente, sabemos que existem aqueles clientes fiéis que tem uma rotina de compra. Por exemplo, eu tenho clientes que só encomendam nas sextas-feiras.
Enquanto existem outros que preferem comer um delicioso hot dog no domingo. Então, devemos sempre prestar muita atenção no comportamento de consumo dos nossos clientes para ficarmos sempre preparados para a demanda.
A divulgação ajuda no controle de vendas
Exatamente. Se você investir em estratégias de divulgação, certamente terá muito mais vendas no seu negócio. Da mesma forma, poderá obter mais controle na quantidade de ingredientes necessários para a produção diária.
Lembre-se: quem não é visto, não é lembrado. Se você não divulga seus produtos, como que os clientes vão te encontrar?
Portanto, monte um cardápio bem atrativo de hot dogs e comece a divulgar nas principais redes sociais e canais de relacionamento, como o WhatsApp.
Além disso, sugiro que dê uma olhada no o Curso de Cachorro-quente Gourmet.
Esse é um dos melhores cursos na área que você aprenderá como diferenciar o seu negócio de hot dogs e ter muito sucesso com os clientes. Vale a pena dar uma conferida depois. 😉
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Agora é só colocar tudo em prática! Boas vendas e até a próxima!