Muita gente acaba associando de imediato o cachorro-quente mexicano com aqueles sabores exóticos e extremamente apimentados, mas não é bem assim.
É claro que por lá eles são grandes apreciadores de misturas de pimentas nos lanches, e algumas realmente não são apreciadas por todos os paladares. Contudo, é possível criar deliciosas receitas equilibradas e do jeito que você gosta, quer apostar?
Então, confira essa receita incrível que separei para ajudar você a expandir seu gosto por sabores dos outros países, além de muitas outras sugestões. Vamos lá?
Passo a passo da receita fácil de cachorro-quente mexicano
Ingredientes
- 2 fatias de bacon
- 2 pães de cachorro-quente
- ½ abacate
- 2 salsichas
- ½ cebola picada em cubos pequenos
- ½ tomate picado em cubos pequenos
- Pimenta dedo-de-moça verde a gosto
- Pimenta dedo-de-moça vermelha a gosto
- Maionese a gosto
- Ketchup a gosto
- Mostarda a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Preparando a salsicha
Com as salsichas já escaldadas em água quente, você vai enrolar uma fatia de bacon em cada salsicha. Aqueça um bom fio de azeite na frigideira e coloque as salsichas enroladas. O ponto certo aqui é quando o bacon ficar bem frito e douradinho.
Desse modo, vá virando sempre a salsicha para fritar bem de todos os lados.
Você até pode fritar os dois separados, mas conforme o bacon vai fritando, ele ganha aquela consistência crocante, ou seja, pode quebrar na hora de enrolar na salsicha. Isso sem contar que os sabores não agregam corretamente.
Enquanto frita a salsicha e o bacon, vamos partir para o “falso vinagrete”. Na realidade, a mistura utilizada no hot dog mexicano se chama “pico de gallo”, que é basicamente um vinagrete tradicional do país.
2. Prepare o pico de gallo bem saboroso
Para fazer esse ingrediente essencial na versão mexicana do cachorro-quente, você deve fazer assim:
- Em uma tigela, coloque a cebola picadinha.
- Acrescente o tomate também em cubinhos bem pequenos.
- Em seguida, junte a pimenta dedo-de-moça verde e vermelha bem picadinho mesmo.
- Tempere com sal a gosto, pimenta-do-reino e, se quiser, coentro e um pouquinho de suco de limão, para um toque bem característico.
- Por fim, misture os ingredientes e deixe reservado para apurar e incorporar os sabores.
O último passo do preparo dos ingredientes que vão no recheio, é simplesmente cortar o abacate em pedaços pequenos.
Não tem necessidade de picar em cubos, apenas em lascas. Se preferir, tempere com um pouco de pimenta-do-reino para um toque ainda mais picante.
3. Montando esse ícone da cozinha mexicana
A montagem é bem simples, basta cortar o pão ao meio, mas não pela lateral e sim de cima para baixo. Com isso fica mais fácil acomodar os ingredientes por você ter mais espaço para trabalhar.
Feito isso, passe uma boa maionese no pão, coloque a salsicha envolta no bacon frito, adicione uma porção do “vinagrete” por cima de toda a salsicha, cubra com os pedaços de abacate e finalize com mostarda e ketchup.
Bom, esse é o tipo mais comum de cachorro-quente consumido no México, a combinação fica realmente diferente de tudo que encontramos por aqui. Siga o vídeo da receita para facilitar.
Vale ressaltar que há também outras versões, com ingredientes ainda mais “robustos” que tornam o hot dog mexicano um símbolo para quem procura um lanche forte, apimentado e ainda mais completo, você descobre mais a seguir!
Tem como variar a base do cachorro-quente consumido no México?
Sim, existem pelo menos outras duas variações que podem surpreender seu paladar, literalmente. Estou falando do cachorro-quente que leva o chilli apimentado de carne e uma outra combinação com guacamole.
- Chilli de carne: o chilli nada mais é do que carne moída refogada, temperada, com molho de tomate e pimentas, como a malagueta moída e seca, mas pode ser feito também com a pimenta jalapeño.
- Guacamole: iguaria feita com abacate, tomate, cebola, pimenta, azeite e limão, perfeita e muito utilizada em hot dog, pois traz uma explosão de sabores.
É possível fazer chips de batata-doce para acompanhar ou salpicar por cima da guacamole, por exemplo.
Além disso, se você realmente curte pimenta, pode colocar pedaços de jalapeños ou fazer um molho picante para cachorro-quente, assim você tem uma experiência ainda melhor.
Dica de preparo do molho guacamole para cachorro-quente
A receita de guacamole é para quem busca um preparo fácil e simples de fazer, pois tudo que você vai precisar é:
- ½ cebola roxa picadinha
- 2 colheres (sopa) de tomate picado
- ½ pimenta dedo-de-moça picada
- 1 abacate
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- Suco de limão
- ½ colher (sopa) de coentro picadinho
Pique o abacate em cubos, levando em seguida para uma tigela. Acrescente o tomate, a cebola, os temperos, o coentro, o suco de limão e o azeite. Misture tudo e reserve por 10 minutos para incorporar sabores e aromas.
6 sugestões de hot dog mexicano para incrementar o cardápio
Assumindo que sempre é bom ter diferentes receitas para diversificar o cardápio, separei mais 6 sugestões de cachorro-quente mexicano que você precisa conhecer, dá uma olhada:
- Versão mexicana com nata azeda, jalapeño picado e abacate fresco temperado.
- Hot dog mexicano com creme de pimenta Chipotle e iogurte grego.
- Cachorro-quente no pão brioche, com linguiça Frankfurt grelhada, pimentas picadas, bacon em fatias finas e molho picante.
- Opção mexicana com molho picante de abacaxi e maionese de pimenta Chipotle.
- Hot dog picante com molho de milho grelhado, abacate e pico de gallo.
- Cachorro-quente gourmet com creme de queijo cheddar, jalapeño picado, cebola roxa e farofa de bacon defumado.
De modo geral, as receitas mexicanas de cachorro-quente costumam ser um mix de temperos, cebolas e pimentas, seja fresca ou em molho. Então, o grande segredo é equilibrar a característica picante e trabalhar na harmonização de sabores.
Somente o conhecimento aprofundado no universo do hot dog profissional pode ajudar você nessa jornada. E para isso, recomendo muito o Curso Profissional de Cachorro Quente Profissional, recheado de dicas diferenciadas de preparos, vale a pena conhecer!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar as ideias e até a próxima!