Vamos combinar que não há nada melhor do que um bom vinagrete para cachorro-quente, principalmente quando está com o equilíbrio perfeito do sabor.
Embora não seja uma daquelas receitas tão complexas, a verdade é que existem alguns segredos para realçar o sabor do hot dog. Pensando nisso, separei dicas incríveis para você, receitas diferenciadas e um passo a passo imperdível. Confira!
Passo a passo do melhor vinagrete para cachorro-quente
Existe receita tradicional de vinagrete? Sim, e podemos concordar que quando bem-feita nenhuma substituição é necessária.
Porém, sempre há um toque diferente, um tempero novo, um vinagre de maior qualidade ou mesmo a quantidade certa dos ingredientes, para criar o vinagrete que acompanha os principais sabores de cachorro-quente, não é verdade?
Então, criei um pequeno passo a passo para você aprender uma receita bem gostosa de vinagrete.
1. Separando e escolhendo os ingredientes
Bom, você pode até pensar que escolher os ingredientes é o mais básico da receita, mas é aí que você se engana. O sabor do vinagrete depende exclusivamente da qualidade dos ingredientes.
Para essa receita, vou ensinar algo realmente diferente e que vai transformar sua experiência com o cachorro-quente. Afinal, vamos utilizar mais de uma variedade de tomate, dá uma conferida nos ingredientes:
- 1 cebola média
- 1 cebola roxa média
- 50g de tomate cereja vermelho
- 1 tomate Débora verde
- 1 tomate Débora vermelho
- 50g de tomate cereja laranja
- 1 tomate italiano vermelho
- Cheiro-verde, manjericão e ervas frescas a gosto
- 150ml de azeite
- 75ml de vinagre de vinho tinto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
2. Cortando corretamente os ingredientes
Como de costume, corte as cebolas em cubinhos da sua preferência. Já para os tomates, como são vários tipos, seria interessante “brincar” um pouco com seu tamanho e formato.
Portanto, pique alguns em cubinhos, outros em pedaços maiores, o tomate cereja em rodelinhas e por aí vai. Essa técnica traz um aspecto mais rústico ao vinagrete e combina muito bem na hora de degustar. 😉
Agora, as ervas frescas precisam estar bem cortadinhas para agregar em todo o molho. Depois que tudo estiver picado, leve para uma travessa grande, misture e reserve.
3. A hora de temperar merece atenção
A etapa de temperar nada mais é do que juntar o azeite, o vinagre e o sal. Um ponto de atenção: procure não exagerar no azeite ou vinagre, pois assim você terá a proporção certa de sabores.
Por fim, junte estes ingredientes e tempere com sal a gosto. Mexa para agregar os sabores e leve à geladeira por pelo menos 20 minutos.
Isso faz com que os ingredientes soltem líquidos e transformem o sabor do seu vinagrete, que estará pronto, maravilhoso, saboroso e irresistível para acompanhar o cachorro-quente.
DICA EXTRA: caso você encontre nos mercados, substitua o vinagre de vinho tinto pelo vinagre de xerez, que é espanhol e tem um sabor fantástico.
Qual o melhor vinagre para fazer vinagrete?
Esse tema divide opiniões, pois cada pessoa tem o sabor preferido. Entretanto, o vinagre mais indicado para o tradicional vinagrete, ainda continua sendo o vinagre de vinho tinto.
Ele possui um sabor mais suave e tem aroma puxado mais para o frutado. Inclusive, é o mais indicado para saladas e, como vimos, o vinagrete que mostrei acima leva bastante ingrediente desse tipo.
Por outro lado, você também pode utilizar outros vinagres, como: vinagre de vinho branco, de arroz, de álcool, balsâmico e de maçã. Na verdade, quem cria seu sabor é você, então, escolha aquele que mais agrada seu paladar.
O que fazer para não amargar o vinagrete?
Sua receita de vinagrete já ficou amarga? Ou quem sabe ácida demais? Não se preocupe, pois existe solução para ambos os deslizes na receita.
O método mais eficaz para corrigir aquele saborzinho amargo, é corrigir a quantidade de sal. Isso mesmo, quando você coloca menos sal do que a quantidade de temperos frescos e o próprio vinagre, automaticamente o sabor torna-se mais amargo.
E um truque para reduzir consideravelmente a acidez do vinagrete, é adicionar uma pequena quantidade de açúcar. Assim como no molho de tomate, o açúcar equilibra a acidez do tomate, que costuma reagir com o vinagre. 😉
9 ideias de vinagrete para variar no seu cachorro-quente
O vinagrete não precisa ser sempre tradicional, pelo contrário, inovar e buscar novas combinações, como colocar pimentão verde, amarelo e vermelho, fazem diferença e enriquecem o acompanhamento. Veja algumas sugestões que separei!
- Vinagrete tropical com abacaxi.
- Crocante com repolho.
- Opção com feijão fradinho.
- Feito com polvo cozido.
- Receita diferente com banana.
- Com berinjela e tomilho.
- Vinagrete agridoce com manga.
- Com um toque incrível de limão.
- Experimente com milho cozido e pimenta.
Sabia que o vinagrete não é mero acompanhamento?
Há quem ofereça o vinagrete como acompanhamento, mas você sabia que muitas pessoas o consomem como um ingrediente dentro do cachorro-quente?
Além da textura e do mix de cores, traz um sabor sensacional e que agrada ainda mais os amantes dessa iguaria que o brasileiro dominou. O que acha de aprender mais dicas para facilitar suas receitas e incrementar os sabores?
Então, você não pode deixar de conferir o Curso Profissional de Cachorro-quente Gourmet. No curso você encontra tudo o que precisa sobre o mundo do hot dog, acompanhamentos, dicas de preparo e muito mais. Confere lá depois, está imperdível!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e mostrar para outras pessoas como essa é a combinação perfeita para um bom cachorro-quente. Até a próxima!