Hoje vou mostrar para você a melhor salsicha para cachorro-quente, mas adianto que o tipo Viena é uma das que mais agregam qualidade e sabor ao hot dog.
Escolher a salsicha certa pode enriquecer o sabor, mas é preciso pensar também nas diferentes combinações com o restante dos ingredientes.
Portanto, resolvi tirar essas dúvidas e você vai descobrir como a salsicha pode ser encontrada em diferentes variações. Vamos conferir?
Quais são os principais tipos de salsichas?
Diferentemente de alguns anos atrás, onde basicamente só existia 1 ou 2 tipos de salsichas, hoje, há uma grande variedade para todos os paladares.
Você encontra desde as mais tradicionais até veganas, de carne branca, gourmets e até mesmo as importadas. Para facilitar sua escolha, separei 4 tipos principais para hot dog.
1. Salsicha tradicional para cachorro-quente
A salsicha tradicional é aquela que você encontra em todos os supermercados, carrinhos de cachorro-quente espalhados pelas cidades e também na mesa dos brasileiros.
O alto consumo dessa salsicha se dá pelo seu baixo custo, já que é produzida com os cortes mais em conta das carnes suína e bovina.
Inclusive, mais de 60% da sua composição é resultado de um processo de separação mecânica, ou seja, após a separação dos principais cortes das carnes para os clientes, o restante é moído e separado do osso.
Os outros 40% são complementados com miúdos, gorduras e proteínas de soja ou leite. Portanto, é um produto muito consumido e saboroso, mas tem todo esse procedimento que barateia e, em muitos casos, reduz a qualidade.
2. Salsicha de peru e frango
Essa é uma alternativa para quem não costuma consumir carne vermelha, pois são produzidas apenas com miúdos e cortes de carnes de ave. Aliás, nessa salsicha você não encontra nenhum tipo de aditivo, como acontece com o processo de produção tradicional.
Outro ponto positivo é que a salsicha de frango tem um teor de sódio menor do que outros tipos de salsichas. Seu sabor pode ser incrementado com especiarias como ervas finas, por exemplo.
3. Salsicha Viena
A salsicha Viena é considerada uma das melhores salsichas para hot dog e sua origem é da Áustria, especificamente na capital austríaca.
Sua alta qualidade é resultado de um processo livre de separação mecânica, ou seja, ela não leva carne processada em sua composição.
Assim como a maioria das salsichas, a Viena também é feita a partir de carne bovina e suína, mas tem como principal característica um sabor mais intenso.
Você também encontra nos supermercados a salsicha Frankfurt, que é muito parecida com a Viena, mas apresenta um sabor ainda mais acentuado e adição de bacon à sua composição.
DICA EXTRA: por ter um formato mais alongado, a salsicha Viena permite fazer seu cachorro-quente em pães para hot dog maiores ou diferenciados, como a baguete.
4. Salsicha alemã Bratwurst
A salsicha Bratwurst é muito tradicional da culinária alemã, mas hoje em dia você encontra em bons supermercados e empórios.
Sim, ela possui um valor elevado se comparado a outras salsichas, mas é um produto de alta qualidade que surpreende pelo sabor equilibrado. Sua composição leva carne bovina, suína e vitelo.
Essa é a salsicha que dá um resultado incrível quando feita na brasa ou mesmo chapa, onde seus ingredientes bem selecionados realçam um sabor único. Aliás, essa é a escolha ideal para fazer hot dogs gourmet, que você pode incluir outros ingredientes diferentes como o picles e cebola caramelizada. 😉
Como escolher a melhor salsicha para hot dog
Como você pôde perceber, te mostrei algumas das principais características das salsichas mais consumidas no mercado e ideais para o preparo de hot dog.
Então, você precisa considerar a harmonia com os acompanhamentos, os ingredientes que irá utilizar e, principalmente o preço que pretende trabalhar.
A salsicha Viena, por exemplo, é mais intensa e pede por ingredientes mais “suaves” para que nenhum ingrediente lute para brilhar no paladar.
Isso também serve para a salsicha Frankfurt, que leva bacon em sua receita, ou seja, os acompanhamentos precisam de equilíbrio.
Agora, se você vai usar ingredientes com sabores fortes, como o pimentão, pode ser uma boa ideia optar pela salsicha de frango, peru ou até mesmo vegetal, pois assim o hot dog fica incrivelmente equilibrado.
Contudo, você precisa de atenção a 3 pontos antes de escolher a salsicha:
- Data de validade.
- Optar por produtos na embalagem original.
- Procedência e garantia de qualidade.
Seguindo estes direcionamentos, até mesmo a salsicha tradicional pode oferecer qualidade e garantia de sabor. 😉
Qual a salsicha mais saudável?
É sempre bom ter opções mais saudáveis à mesa, não é mesmo? Por isso, prefira salsichas de frango e peru, pois levam menos aditivos à receita.
Por outro lado, as salsichas vegetais têm ganho mais espaço na mesa e na venda de cachorro-quente em todo o Brasil. Geralmente são feitas à base de soja, legumes e feijão, e você encontra com certa facilidade em grandes supermercados.
Além disso, é uma escolha ideal para o preparo de hot dog vegano. Agora você já sabe tudo sobre o principal ingrediente de um bom cachorro-quente. Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Compartilhe com outras pessoas e até a próxima!
Marilene Rodrigues diz
Amei toda as informações! Tenho receio de comer salsicha. Não sou fã, os ingredientes não mim agradam. Obg! Agora eu sei as melhores!