Para quem trabalha com a venda de hot dog, é sempre importante estar aprendendo novas técnicas de preparo, como é o caso do cachorro-quente na chapa.
Em algumas cidades, o lanche chapeado é a única forma que você encontra nas barraquinhas, prova de que esse formato vende bastante mesmo.
Sendo assim, escolho dicas incríveis para ajudar você a fazer o melhor hot dog na chapa, além de sugestões para alavancar suas vendas. Vamos conferir?
Como fazer e vender cachorro quente na chapa: receita fácil para vender muito
Normalmente, o cachorro-quente tradicional é feito ou montado ali na hora, com os ingredientes fresquinhos e a salsicha já cozida, onde somente o pão é dourado na chapa.
Porém, o empreendedor brasileiro pegou esse preparo e pensou: e se eu fizesse tudo na chapa? E aí o lanche chapeado começou a ganhar fama e, principalmente, o paladar dos consumidores.
Com isso, ao invés de utilizar os ingredientes “crus”, eles são levados à chapa até fritar e dourar, inclusive a salsicha tradicional.
Dessa forma, acaba ficando no mesmo estilo do lanche no pão francês, em que tudo é selado na chapa. Mas agora chega de teoria, veja como realmente é feito e o que você precisa para um hot dog convencional.
Ingredientes
- Tomate picadinho
- Milho
- Bacon em cubinhos
- Ervilha
- 2 salsichas
- Batata-palha
- Ketchup
- Maionese
- Mostarda
- Queijo muçarela em fatias
- Orégano, cheiro-verde e sal a gosto
- Pão para cachorro-quente tradicional
Essa é uma lista de ingredientes bem tradicionais, mas você pode modificar da forma como preferir e, sobretudo, como seu cliente pedir, não é mesmo?
No entanto, o grande segredo está na montagem desse hot dog na chapa, pois se você não tiver atenção a alguns detalhes, pode acabar com um recheio “molenga” e difícil de ficar dentro do pão.
Como montar um hot dog na chapa corretamente?
Bom, comece colocando o bacon em cubos na chapa, até dourar bem. Em seguida, salpique um fio de óleo e coloque o tomate picadinho por cima.
Depois que o tomate perde a estrutura, ele fica mole e é aí que você irá adicionar o milho, a ervilha e os temperos. Dê uma leve mexida para agregar todos os ingredientes e cubra com a muçarela em fatia.
Quando notar que derreteu, vire esse recheio com o queijo para baixo e coloque mais muçarela por cima. O truque agora é colocar esse recheio de lado, em uma parte da chapa com menos calor e cobrir com um abafador.
Isso porque chegou a hora da salsicha, ou seja, corte-as ao meio e leve para dar uma leve chapeada e dourar. Enquanto isso, abra o pão ao meio e coloque na chapa rapidamente para selar seu interior.
Por fim, coloque metade do recheio com queijo e 1 uma salsicha na metade do pão e repita o mesmo processo com o restante. Espalhe maionese, ketchup e mostarda, finalize com a batata-palha e o cachorro-quente na chapa está prontinho.
DICA EXTRA: nesse momento você tem duas opções, servir o hot dog chapeado, ou se o cliente preferir, dá para fazer cachorro-quente prensado, é a mesma base!
Se não tiver chapa você pode usar uma frigideira para improvisar
Vamos supor que a chapa seja um investimento futuro seu, mas que gostaria de começar já a compreender como é o preparo desse lanche, tudo bem?
A alternativa é usar uma boa frigideira, antiaderente, nova e com espaço suficiente para colocar os ingredientes.
O modo de preparo é o mesmo, já que a superfície antiaderente permite fritar tudo de maneira uniforme e padronizada. Talvez, o ponto principal aqui seja gerenciar o tempo dos ingredientes com a selagem do pão.
Afinal, certamente não caberá tudo ao mesmo tempo e deixar o recheio com queijo tempo demais fora da temperatura pode fazer com que o queijo fique borrachudo.
8 sabores de cachorro-quente na chapa para aumentar o cardápio
Aqui vai uma dica de ouro: evite colocar os acompanhamentos como molhos e vinagrete na chapa, prefira servi-los frescos e in natura.
Isso porque quando você coloca, por exemplo, o vinagrete na chapa, a alta temperatura faz com que o tomate amoleça, e demais ingredientes como pimentões, percam aquele “crocante” maravilhoso que acompanha todo tipo de cachorro-quente.
Dito isso, vamos ao que interessa, conheça boas combinações para ampliar sua oferta aos clientes!
- Cachorro-quente apimentado com tempero mexicano.
- Cachorro-quente completo com salsicha Viena.
- Hot dog com molho de tomatinho cereja e mostarda caseira.
- Hot dog gourmet com purê de mandioquinha gratinado.
- Opção com linguiça defumada e molho de bacon.
- Tradicional cachorro-quente com maionese de bacon defumado.
- Opção com creme de queijo e farofa de bacon com batata-palha.
- Hot dog gourmet com creme de queijo gorgonzola e batata crispy.
Como pode ver, é possível levar praticamente todo ingrediente à chapa, a fim de diferenciar seu lanche. Apenas atenção ao preparo, onde você nunca deve colocar o queijo primeiramente na chapa, por exemplo.
DICA EXTRA: como vender hot dog na chapa com sucesso
É importante que você saiba que não existe um mapa para o sucesso, onde estejam todos os passos que você deve dar para vender cada dia mais.
O que existe na realidade é o empenho e dedicação, combinação que leva todo empreendedor mais longe. Nesse sentido, montei uma listinha com dicas rápidas de como vender hot dog, seja na chapa, prensado ou mesmo cachorro-quente no pote.
- Utilize apenas ingredientes de alta qualidade, a percepção do cliente é muito importante.
- Tenha uma limpeza impecável e deixe que seu cliente veja isso na prática.
- Experimente, teste e elabore um modo de preparo que favoreça o melhor sabor possível.
- Diferencie-se da concorrência com sabores únicos no cardápio.
- Invista pesado na divulgação do seu negócio, esteja nas redes sociais diariamente.
- Sempre que possível, inove, mesmo que de forma simples nos temperos e acompanhamentos.
- A simpatia e bom atendimento são carro-chefe para o negócio de hot dog de sucesso.
- Busque sempre a capacitação para transformar seu empreendimento em profissional.
Por fim, tenho uma última dica que pode ajudar você com a sugestão 8 acima, que é o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet. Nele você encontrará tudo o que precisa para crescer no segmento e na atuação em sua cidade, confere lá depois!
Espero muito que tenha gostado das minhas, não deixe de compartilhar e até a próxima!