A não ser que você faça hot dog simples com pão, salsicha, mostarda e ketchup, os molhos para acompanhar cachorro-quente são incríveis opções saborosas.
Nesse momento você pode optar pelo tradicional ou quem sabe partir de vez para a inovação, com ingredientes diferenciados e que tragam mais sabor ao lanche.
Para isso, selecionei várias opções incríveis para você, além de sugestões de acompanhamento. Vamos conferir?
6 opções de molhos para acompanhar o recheio de cachorro-quente
Na hora de fazer o melhor molho para cachorro-quente, lembre-se de que até as mais tradicionais receitas podem ficar deliciosas. Então, não há a necessidade de criar receitas mirabolantes para ter um “dogão” de qualidade e irresistível!
1. Molho simples de cachorro-quente
Começar pelo básico é uma excelente maneira de adquirir intimidade com a receita de molho para cachorro-quente. Aqui você utilizará molho de tomate, podendo ser feito com tomates pelados, dá um toque requintado.
Inclua também cebola, cheiro-verde, pimenta-do-reino, alho picadinho e um bom óleo ou azeite. Já as salsichas podem ser tanto inteiras quanto em rodelas, o que for melhor para você ou aos clientes.
DICA EXTRA: por ser um preparo bem simples, pode ser interessante incluir alguns temperos diferenciados, como o manjericão, açafrão e um toque de orégano, fica simples, porém imbatível! 😉
2. Molho tradicional de salsicha com carne moída cremosa
Combinação muito consumida no estado de São Paulo, esse molho paulista é composto pelos ingredientes tradicionais do molho simples, mas com a adição da carne moída refogada e temperada.
O resultado é divino, já que reúne o melhor dos dois mundos. Ah, você também pode incluir separadamente a salsicha e a carne, formando assim duas camadas de molho e recheio.
Porém, para mais sabor, recomendo fazer ambos ao mesmo tempo. Dá uma conferida nesse vídeo!
DICA EXTRA: essa receita vai muito bem com um pouco de azeitona picadinha. Caso perceba que o molho está grosso, incorpore ½ copo americano de água, para formar aquele creme irresistível! 😉
3. Dê um toque de louro em seu molho de salsicha para hot dog
Essa é uma outra opção bem prática para ter um molho saboroso. Aliás, você sabia que o louro facilita na digestão de componentes gordurosos? A única ressalva aqui, é tomar cuidado na quantidade de sal colocada ao molho.
Isso porque o louro costume sem bem presente e o sal em excesso pode pronunciar um molho de sabor forte demais, até mesmo para o hot dog.
4. Molho de cachorro-quente encorpado com milho
A sugestão para esse molho é colocar o milho como um dos protagonistas, mas não paramos por aí não.
Sendo assim, podemos incrementar com molho de tomate e um toque de manjericão, azeite, alho e cebola picadinhos, bastante cheiro-verde, azeitonas, colorífico, pimenta-do-reino e açafrão que não pode faltar.
O segredo está em controlar a quantidade de água, afinal, ninguém curte muito molho seco ou com caldo demais, não é verdade?
5. Experimente este molho tradicional vegano para cachorro-quente
Só porque os convidados não consomem carne eles não devem ficar de fora, e para estes casos, apresento o molho para cachorro-quente vegano. A ideia é trocar a salsicha por cenoura, mas não é qualquer cenoura não, pois você vai marinar a cenoura.
A marinada deve ter um pouco de shoyu, alho picado, azeite e temperos como cominho, páprica e pimenta caiena a gosto. Mantenha uma proporção adequada para a quantidade de cenouras. Sirva com um belo molho caseiro de mostarda, não há combinação melhor!
6. Molho de hot dog com salsicha Viena em rodelas
Essa opção é para quem gosta de diferenciar no molho de hot dog, mas calma que ainda é bem simples. Na realidade, você vai substituir a salsicha tradicional pelo tipo de salsicha Viena.
Por si só a salsicha dá um sabor totalmente novo ao molho, pois é mais saborosa e encorpada. Então, adicione temperos apenas para complementar e não roubar essa característica única da salsicha. Fica muito bom com bastante cebola, alho e tomate picadinho.
Quer incrementar? Conheça 8 ideias de molhos para acompanhar na hora de servir!
Bom, agora que você já conhece as melhores opções em molho para cachorro-quente, é hora de partir para os molhos que acompanham na hora de servir.
Os acompanhamentos são comuns para incrementar o lanche e podem variar muito, desde molhos simples, como o ketchup caseiro, como um bom vinagrete. Portanto, selecionei algumas sugestões que você deve conhecer:
- Molho rosé especial.
- Creme de alho encorpado.
- Molho chilli apimentado.
- Mostarda cremosa feita com mel.
- Vinagrete completo.
- Molho de vinagrete tropical com abacaxi.
- Queijo cheddar derretido.
- Creme de queijo com bacon em cubos.
Aprender na prática é ainda melhor!
O famoso ditado que “a prática leva à perfeição” é pura verdade, onde sabores simples podem ser transformados com as técnicas certas.
Se você quer ampliar seus conhecimentos, seja para surpreender a família ou amigos e, principalmente, ser capaz de vender seu produto, recomendo muito que você conheça o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet.
Além de quase 200 receitas diferentes de cachorro-quente, o curso traz muitas dicas e sugestões de molhos, pães e formas de montar o próprio negócio, está imperdível. Dá uma conferida lá depois! 😉
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!