Para ganhar um cliente pelo paladar, é preciso primeiramente oferecer o melhor cardápio de cachorro-quente, onde ele consiga escolher com facilidade.
Não sei se você já passou pela situação de ficar 30 minutos para escolher um hot dog, pois o cardápio era bagunçado e não mostrava os ingredientes direito? Então, você precisa evitar isso a todo custo, pois o cardápio é a sua vitrine.
Pensando nisso, juntei diversas dicas incríveis para guiar você na criação do cardápio, além de oferecer uma opção editável e gratuita para você baixar. Confira!
Cardápio de cachorro-quente: 5 dicas para montar o melhor
Por mais que hoje em dia as vendas de cachorro-quente aconteçam prioritariamente pelo WhatsApp, a verdade é que o cardápio ainda é muito solicitado pelo cliente, que depende de informações transparentes para escolher.
Além disso, a organização e facilidade de leitura são elementos fundamentais, pois você precisa apresentar cada ingrediente, preço e opcionais, tudo para que o cliente tenha consciência da gama de produtos de qualidade que você oferece.
1. Começando pela organização precisa
O primeiro passo é definir como será a organização do cardápio. Digo isso porque a organização é a janela do empreendimento, ou seja, é determinante para que o cliente vá em frente com o pedido ou pule para o comércio ao lado.
Quando falamos em organização, não é apenas com relação aos elementos, cores e disposição das imagens. Mas também quanto aos tipos e nomes dos lanches, ingredientes, bebidas, valores e ingredientes complementares.
Sendo assim, categorizar é imprescindível para mostrar todas as opções, e você pode fazer com facilidade, pois geralmente as categorias principais são:
- Opções tradicionais.
- Versões simples.
- Lanches duplos.
- Hot dog mais pedido.
- Opções vegetarianas.
- Versão com calabresa.
- Opções com bacon.
- Cachorro-quente com frango.
Dessa maneira, a intenção é começar do mais simples e conduzir o cliente às receitas mais completas, terminando nas bebidas e ingredientes adicionais para turbinar o lanche. Ah, também é importante adicionar as formas de pagamento.
DICA EXTRA: na versão online do cardápio, você pode deixar um espaço para a promoção do dia, alavancando a venda de um produto específico que necessita de maior saída!
2. Escolhendo o visual mais chamativo
Você precisa incluir os elementos indispensáveis, como preço dos lanches, ingredientes presentes e aspectos da marca, tudo com clareza e em tamanho aceitável.
Na prática, quer dizer que o cardápio deve ser enxuto, sem muita “frescura”, com poucos ou nenhum elemento como desenho de lanches e bebidas.
Lembrando sempre de que se o cliente visualizar as informações que precisa para tomar uma decisão com rapidez, é suficiente para estimular vendas, ou seja, quanto menos dúvidas, maior potencial para vender!
3. Trabalhando as imagens para apresentar o produto
Essa dica é para quem pensa em utilizar aquela imagem toda trabalhada da internet, feita por profissionais e que quase dá para sentir o cheiro do lanche, não faça isso!
Isso porque a foto de cada lanche deve ser tirada do seu produto real. Em outras palavras, você prepara o melhor cachorro-quente possível e aí sim tira fotos incríveis.
Saiba que quanto mais realista e aproximado do produto real for a foto divulgada no cardápio, maior será a satisfação do cliente, pois ele percebe essa honestidade.
Ah, você mesmo já deve ter passado por isso ao comprar um lanche no McDonald’s, onde a foto é aquela coisa mais linda, mas ao receber vem um lanche “murcho” e amassado, não é decepcionante?
Portanto, coloque um pouquinho a mais de tempo e ofereça imagens reais de cada combinação, ou pelo menos das mais importantes para sua estratégia!
4. Atenção ao cardápio compartilhado nos meios de comunicação
Esse é o arquivo digital, o cardápio que você compartilha com o cliente que solicita pelo WhatsApp, por exemplo.
Então, o arquivo precisa estar num tamanho adequado para que ao baixar e abrir no celular, as informações não fiquem borradas. Pode parecer apenas “luxo” ou exagero, mas isso pode ser o divisor de águas para fidelizar um cliente.
Se coloque no lugar do consumidor: você pede o cardápio pelo celular, mas não consegue ler uma letra sequer, dá vontade de pedir neste estabelecimento?
E outra, isso pode ser facilmente arrumado, é só solicitar juntamente à gráfica responsável pela criação do cardápio.
5. Crie um cardápio único e totalmente diferente da concorrência
A tentação de “fazer igual, mas diferente do concorrente” pode colocar seu negócio de cachorro-quente no patamar de ser apenas mais um no mercado.
Claro, não é apenas o cardápio que vai fazer seu empreendimento prosperar e se consolidar na cidade, mas ele tem um peso que muitos ignoram. Por isso, veja algumas dicas rápidas para montar o cardápio de hot dog mais diferenciado:
- Crie uma identidade visual do zero, considerando sua estratégia, nome, cores e direcionamento de atuação.
- Elabore um cardápio direto e funcional.
- Inclua as informações de funcionamento, telefone e endereço.
- Traga os melhores acompanhamentos para hot dog.
- Cuidado ao escolher a fonte da letra, pois precisa ser legível.
- Seja claro nos métodos aceitos de pagamento.
- Procure parcerias com comércios da região para incluir o patrocínio no cardápio, agregando valor e importância.
- Realize constantes mudanças para atualizar ingredientes ou valores e incluir novos sabores.
Aproveite uma opção simples de cardápio editável para hot dog
Bom, na teoria você já sabe o que fazer para elaborar um cardápio realmente convincente e único. Contudo, ainda tenho uma surpresa para você.
Fiz questão de montar uma opção de cardápio de cachorro-quente para editar no Word para ajudar você nesse começo de novo empreendimento. Você poderá fazer o download gratuito e mudar as informações de acordo com os sabores e valores que já trabalha aí na sua região, não é demais?
Portanto, mesmo que simples, pode ser uma alternativa para colocar tudo em prática o quanto antes. Aproveite, baixe agora mesmo sua versão editável, espero que ajude muito a dar o pontapé inicial.
>> Clique aqui para fazer o download do cardápio!
Espero também que tenha gostado muito das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!