Para quem acha que o cachorro-quente com molho pronto não oferece aquele sabor tradicional, é porque não sabe exatamente como trabalhar com o produto.
Isso porque o molho pronto vai muito além da praticidade, pois permite criar combinações criativas e realmente saborosas. Então, selecionei uma receita imperdível para você e vou mostrar como transformar sua experiência de forma simples. Confira!
Passo a passo da receita de cachorro-quente com molho pronto
Ingredientes
- 1 sachê de molho de tomate pronto da sua preferência
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho picados
- 1 pimentão verde pequeno picadinho
- 1 tomate sem a pele picado
- 70ml de água para avolumar o molho
- Sal, cheiro-verde, pimenta-do-reino e coentro a gosto
- 6 salsichas tradicionais da sua preferência
Uma dica logo de cara: prefira uma salsicha de qualidade, com menos corante e aromatizante, assim, você evita que a salsicha fique com um sabor forte e tire o brilho desse molho maravilhoso que vai aprender logo a seguir, combinado?
1. Por que ter atenção às salsichas é o certo?
Já aconteceu de você estar escaldando as salsichas e elas acabaram “estourando”, que é quando a película se rompe? Embora não influencie no sabor em si, o aspecto pode não ficar dos melhores, e isso sim pode atrapalhar a degustação.
Com isso, o ideal é ferver uma boa quantidade de água que cubra as salsichas. Quando ferver, desligue o fogo, coloque as salsichas e deixe por 5 minutos, apenas para cozinhá-las. Depois disso é só escorrer e reservar, pois é o momento de o molho brilhar.
DICA EXTRA: experimente tipos diferentes de salsicha, como a Viena ou a de pernil puro, pois têm componentes artificiais totalmente reduzidos, menos gordura e muito, mas muito mais sabor! 😉
2. Preparando molho com todo cuidado e sabor
Vamos ao ingrediente principal do hot dog, o molho. Comece refogando a cebola e o alho em fogo médio até dourar. Em seguida, adicione o pimentão, mexa e junte o sachê de molho de tomate e os 70ml de água.
Caso note que ficou pouco caldo, adicione mais água aos poucos. Agora, adicione o tomate sem pele, misture e deixe ferver mais alguns minutos. Por fim, coloque o sal, a pimenta-do-reino, o cheiro-verde picado e, se quiser, o coentro.
Volte a misturar tudo novamente e, se for preciso, deixe cozinhar por mais alguns minutos até chegar na consistência ideal.
3. Como montar o cachorro-quente
O último passo da receita é adicionar as salsichas ao molho. Nesse caso, fica a seu critério, pois pode ser com a salsicha em rodelas ou mesmo inteiras.
Seguindo à montagem, corte os pães para hot dog ao meio, passe mostarda e ketchup, adicionando o molho pronto com salsicha por cima, até cobrir a parte do recheio.
Terminou por aqui? Isso depende de você, pois separei alguns acompanhamentos sensacionais. Veja só!
4. Complemente a experiência com algumas opções
Os acompanhamentos fazem parte da cultura do cachorro-quente, onde você pode colocar desde batata-palha caseira até outros recheios. Fiz uma pequena seleção para ajudar você a expandir o paladar.
- Purê de batata ou mandioquinha.
- Opções de molhos diferentes, como barbecue e tártaro.
- Milho fresco.
- Ervilha.
- Tipos diferenciados de vinagrete.
- Cebola caramelizada no whisky.
- Farofa de bacon.
- Maionese de batata.
Esse “self-service” de acompanhamentos vai de cada um, mas o importante é não ficar preso ao tradicional, pois ao ousar, você descobre novos sabores divinos!
5 opções diferenciadas para complementar o molho pronto para hot dog
O molho pronto com salsicha e temperos básicos fica bom? Com toda certeza, mas é possível melhorar? Sim, sem sombra de dúvidas, pois o molho é apenas a base, o que conta mesmo são as especiarias e temperos.
Nesse sentido, reuni 5 opções que vão turbinar seu molho pronto para cachorro-quente.
- Molho com carne moída.
- Recheio de costela desfiada, molho e champignon.
- Molho misto de carne com frango desfiado.
- Opção de molho de carne moída
- Recheio misto de carne moída temperada com salsicha.
Outro fator que traz sabor ao hot dog também, é o equilíbrio entre o picante e o ácido.
Dessa forma, apostar em ingredientes como o molho chilli, a pimenta caiena e uma carne moída temperada no ponto, é uma alternativa para incrementar o molho pronto.
Já para ingredientes ácidos, utilize conservas, como picles com pepino ou cebola, o molho relish de tomate, que é uma opção agridoce saborosa, e molhos de acompanhamento, a exemplo do sour cream, que é um molho de creme azedo.
É dessa brincadeira, com ingredientes e sabores, que nascem receitas famosas e conhecidas por todos nós!
Por que você deve aprender a fazer um delicioso molho caseiro para hot dog?
O molho pronto entrega sabor e simplicidade na cozinha, mas é sua versão caseira que estimula, de fato, os paladares. Um bom molho feito com tomates frescos e ingredientes de qualidade, favorecem e muito as mais variadas receitas.
Dessa maneira, se você quiser obter mais dicas e conhecimentos específicos sobre o universo do cachorro-quente, recomendo muito que confira o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet.
No curso você desenvolverá habilidades e aprenderá tudo sobre o verdadeiro hot dog profissional. Dá uma conferida lá depois, tudo bem? 😉
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para ajudar mais pessoas com o molho pronto de qualidade ao compartilhar o post. Até a próxima!