As receitas de molhos gourmet para cachorro-quente estão entre as mais buscadas, pois são uma boa alternativa para diferenciar a experiência de consumo.
Essa tendência abre espaço para ousar no preparo, trazendo ingredientes únicos e de alta qualidade, principalmente para quem trabalha no segmento. Então, separei dicas especiais para você e mostrarei como realmente diferenciar seu hot dog!
5 receitas de molhos gourmet para cachorro-quente para acompanhar o recheio
Muitas pessoas acreditam que o hot dog gourmet é quase impossível de fazer, pois leva ingredientes diferentes e difíceis de achar. Porém, a verdade mesmo é que esse tipo de lanche leva temperos diferentes, salsichas diferentes e, óbvio, o DNA da sua marca.
Nesse sentido, abra a mente para as receitas que indicarei a seguir, pois certamente serão o sucesso do seu cardápio, ou até mesmo daquela noite especial com os amigos!
1. Molho de cachorro-quente gourmet com salsicha Viena
Essa primeira opção é um bom exemplo de que o tradicional molho de salsicha pode ser especial e incrivelmente saboroso.
Para isso, você vai utilizar os ingredientes básico como o molho de tomate de qualidade, cebola, alho, pimenta-do-reino, açafrão, cominho, entre outras especiarias. O segredo mesmo está no tipo de salsicha utilizado nessa receita.
Ao invés de colocar a salsicha comum, você substituirá pela salsicha Viena. Por ser uma salsicha pura, feita com pedaços de carne e sem adição de carne mecanicamente separada, traz muito mais sabor ao molho.
DICA EXTRA: para uma consistência mais suculenta, experimente trocar o molho/extrato de tomate por molho com tomate pelado. Com isso, seu molho de salsicha Viena terá mais consistência, sabor e cremosidade!
2. Molho chilli gourmet de carne moída e linguiça fina
A ideia aqui é fazer um delicioso e equilibrado molho chilli. Esse molho é bem simples de fazer, veja alguns passos:
- Refogue a cebola e o alho.
- Coloque a carne moída de qualidade, tempere com especiarias e deixe até dourar.
- Para o toque apimentado, utilize páprica, molho de tomate, molho de pimenta e pimenta-do-reino.
- Reduza até ficar cremoso e consistente.
Já para a linguiça, experimente usar a linguiça fina ao invés da salsicha, podendo ser cozida, assada ou até mesmo grelhada. Isso porque a linguiça fininha traz riqueza de sabor e dá um toque realmente gourmet.
3. Molho de cebola caramelizada com pimentão
Decidi trazer essa opção de molho, pois é bem simples, traz a gourmetização que o hot dog pede e fica divino. Desse modo, pique a cebola e o pimentão em cubos médios e leve para fritar juntamente com o alho.
Quando começar a refogar, adicione shoyu, pimenta-do-reino e pouco sal, pois o molho shoyu já é bem salgado. Como opcional, coloque pedacinhos de tomate cereja, pois ele quebra a acidez do molho, dá suculência e incrementa o molho.
4. Molho 3 queijos cremoso no vinho
Esse molho 3 queijos é para quem realmente quer fazer uma receita de cachorro-quente gourmet. Sendo assim, os 3 queijos serão: tipo Gouda, tipo Emmental e tipo Gruyère.
O preparo não poderia ser mais simples. Em uma frigideira, coloque 300ml de vinho branco e 1 colher (sopa) de manteiga, deixe em fogo baixo até derreter a manteiga.
Por fim, junte os queijos, misture e deixe até notar que está cremoso e encorpado. Depois é só espalhar por cima da salsicha.
DICA EXTRA: essa receita vai muito bem com farofa de bacon bem sequinha e crocante, pois combina com o molho de queijo!
5. Molho de costela desfiada temperado com especiarias
O último molho gourmet de hoje é para os amantes de carne bovina. Então, o método de preparo é o mesmo que na receita de molho para cachorro-quente com carne moída, mas há a substituição pela costela desfiada.
O ideal aqui é usar um molho de tomate de qualidade, bastante especiarias e finalizar com cebola crispy, para dar aquele toque crocante e maravilhoso. Preze também pela carne de qualidade, que entrega o real sabor da costela!
Como o molho para cachorro-quente é considerado gourmet?
Na opinião dos profissionais do segmento, até mesmo o molho simples preparado com ingredientes frescos, de qualidade e com cuidado, pode ser considerado gourmet.
Contudo, o ideal mesmo é incrementar as receitas com ingredientes diferenciados, combinação de temperos únicos, salsichas distintas e muito empenho. Veja alguns exemplos de ingredientes que tornam o cachorro-quente gourmet:
- Creme de queijo gorgonzola.
- Ketchup caseiro de bacon.
- Salsichas caseiras e importadas.
- Cogumelos como o champignon e Paris.
- Relish de tomate.
- Purê gratinado com queijo.
- Maionese de bacon defumado.
- Tipos diferenciados de pães, como baguete rústica, italiano e francês.
O segmento gourmet pede mais especialização profissional
Uma coisa é fazer o molho de hot dog gourmet para os amigos, outro contexto completamente diferente, é comercializar seu produto gourmet. Diferentemente do “dogão” tradicional, o segmento gourmet exige mais preparo e conhecimento.
Isso porque é um nicho em pleno crescimento, ou seja, há muita concorrência e vence o melhor sabor. Portanto, você precisa aprender diariamente, seja com uma receita nova, truques para ter mais sabor ou uma estratégia comercial de impacto.
Pensando em facilitar essa etapa vital para você, recomendo muito o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet.
Como o nome bem sugere, o curso vai preparar você de todas as maneiras, pois traz quase 200 receitas, dicas de preparo, melhores pães e salsichas para hot dog e muito mais. Dá uma conferida depois! 😉
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!