As receitas de cachorro-quente com purê de batata podem servir como base para experimentarmos novos sabores, a fim de encontrar aquela combinação perfeita.
Se para algumas pessoas colocar purê não faz sentido, chegando até ser um absurdo, para outras é ingrediente obrigatório que faz diferença na experiência gastronômica do hot dog.
Então, seja você entusiasta ou amante desse tipo de hot dog, saiba que separei receitas inacreditáveis para você preparar com facilidade e máximo sabor. Confira!
4 receitas de cachorro-quente com purê de batata para experimentar
Certamente você sabe que não existe uma receita de hot dog que seja exclusiva do brasileiro, não é mesmo? Isso porque os sabores mudam completamente de cidade para cidade, onde as influências regionais ditam a escolha dos ingredientes.
1. Receita tradicional de cachorro-quente com purê
Essa é aquela receita direta, sem frescuras ou técnicas elaboradas. Acho importante que todos tenham uma receita curinga com purê, pois assim fica muito mais fácil incorporar novos temperos e sabores, veja os ingredientes:
- Pão para cachorro-quente
- Salsicha da sua preferência
- Milho verde
- Ervilha
- Vinagrete completo
- Batata-palha
- Mostarda, ketchup e maionese a gosto
- Purê de batata cremoso
Esses ingredientes são suficientes para um delicioso hot dog cremoso, mas tem um ponto de atenção quanto à consistência do purê.
Isso porque o purê deve ter cremosidade na medida, ou seja, nem mole a ponto de escorrer na mordida ou consistente demais, que é onde o cachorro-quente costuma perder o charme daquela mordida macia!
2. Receita de hot dog com purê e carne moída cremosa
Aqui nós já estamos nos aproximando ainda mais do cachorro-quente consumido no estado de São Paulo, visto que as receitas por lá incluem molho cremoso de carne moída, além de recheio de frango desfiado em algumas cidades.
Com isso, os ingredientes são basicamente os mesmos como mostrado na receita anterior, ou seja, milho, ervilha, condimentos, mas com o diferencial de:
- Molho cremoso de carne moída refogada.
- Purê de batata temperado com ervas e um toque de queijo.
Preparando a carne moída
Para preparar a carne moída, refogue o alho com a cebola no azeite como de costume, coloque a carne, misture aos temperos e tampe para refogar em seu próprio líquido.
Quando secar a água, junte o restante dos temperos, como sal e pimenta-do-reino, e o molho de tomate.
Se preferir, pode adicionar também um pouco de tomate sem pele para trazer textura e cremosidade. Por fim, deixe cozinhar até reduzir o líquido, engrossar e ficar cremoso.
3. Receita de cachorro-quente com purê e bacon defumado
Se você me perguntar, vou dizer que cachorro-quente nenhum está completo se não tiver um toque extra de bacon, ainda mais defumado.
Desse modo, o bacon leva mais sabor ao purê, já que a batata absorve bem outros ingredientes. Para essa receita, minha sugestão segue a seguinte ordem:
- Pão brioche para cachorro-quente
- Ketchup, mostarda picante e maionese
- Milho e ervilha
- Salsicha Viena
- Purê de batata com parmesão ralado
- Vinagrete picante
- Cubos de bacon defumado fritos na manteiga de ervas
Pode até parecer uma receita diferente e mais “difícil” de fazer, mas a montagem do hot dog é a mesma, ou seja, o purê vai sobre a salsicha.
Por sua vez, o bacon defumado será salpicado sobre o purê, dando uma textura incrível. Finalize com um toque de vinagrete picante e você vai ter um dos melhores sabores de hot dog com purê de batata.
DICA EXTRA: para uma receita ainda mais diferente, enrole a fatia de bacon na salsicha e frite até dourar o bacon. Esse processo vai liberar todo o sabor do bacon, passando para a salsicha e posteriormente para o purê!
4. Receita diferente de hot dog com purê de batata gratinado + técnica especial
Tenho certeza de que essa receita vai surpreender você ao ponto de dizer: “nossa, como nunca pensei nisso”.
Os ingredientes são simples, como salsicha, pão tradicional e acompanhamentos da sua preferência. Contudo, o segredo está na preparação do purê, uma vez que precisa ficar mais consistente.
Ingredientes para a mistura
- Purê de batata cremoso (quantidade suficiente)
- 100g de muçarela fatiada
- Leite para “chegar no ponto” (especialmente se o purê for do dia anterior)
Modo de preparo simples
- Com o purê na panela, tenha certeza de deixá-lo mais firme.
- Isso é facilmente alcançado quando você reduz a quantidade de líquidos na receita, como leite ou creme de leite.
- Em seguida, enrole as fatias de muçarela e corte-as para facilitar na hora de derreter.
- Agora, vá adicionando queijo até atingir uma cremosidade que dê liga, formando um purê “puxa-puxa”.
- Monte o cachorro-quente tradicional, colocando o purê por último, mas em uma quantidade moderada.
- Ligue a frigideira em fogo baixo e, quando estiver quente, coloque o purê em contato com a frigideira e deixe.
- Quando gratinar é só retirar e finalizar com condimentos e acompanhamentos.
DICA EXTRA: você pode utilizar a muçarela da sua preferência, mas saiba que quanto maior a qualidade mais cremosidade e facilidade para gratinar você terá, na dúvida, acompanhe os detalhes diretamente no vídeo:
O segredo para o cachorro-quente de sucesso está aqui
Independentemente da receita escolhida e dos acompanhamentos, o hot dog sempre tem espaço para ser aprimorado, seja com um molho de cachorro-quente mais encorpado, um purê mais profissional ou na harmonização de sabores.
Diante disso, é preciso adquirir aprendizado de qualidade e de uma fonte confiável, pois somente assim você pode colocar tudo em prática, concorda? Portanto, recomendo muito o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet.
O material do curso traz tudo sobre cachorro-quente, dicas, recheios, molhos, melhores estratégias de vendas, além de bônus exclusivos, dá uma conferida depois!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!