Hoje você aprenderá a escolher qual o melhor pão para cachorro-quente, pois influencia muito na receita.
Dependendo do tamanho do pão, por exemplo, você fica restrito a incluir mais ingredientes, o que deixa o lanche com menos recheio.
Então, para te ajudar, selecionei as principais informações e dicas pra lá de interessantes. Além disso, escolhi uma receita prática para você fazer aí na sua casa. Confira!
Principais tipos de pães utilizados para fazer cachorro-quente
Por ser um produto que tem uma grande saída diária, no mercado você encontra diversos tipos de pães, desde os mais tradicionais até aqueles específicos como pão rústico ou vegano.
As panificadoras já perceberam a grande demanda pelo produto e estão se especializando na produção para todo tipo de público.
Desse modo, é comum ficar em dúvida sobre o tipo mais apropriado para o recheio que pretende fazer.
Afinal, hoje em dia a variedade de recheios vai desde o tradicional, estrogonofe, carne moída e até mesmo cachorro-quente de forno. Veja, a seguir, os 3 melhores pães para cachorro-quente.
Pão branco tradicional
O pão branco tradicional é aquele que você encontra em todos os lugares, seja em supermercados, padarias e na grande maioria dos comércios que vendem hot dog.
Seu sabor mais neutro pode parecer para muitos algo sem graça e que pouco incrementa uma receita, mas é aí que a maioria se engana. Isso porque ele é o que mais vai destacar o sabor do recheio do seu cachorro-quente.
Além disso, ele é considerado um dos melhores pães para hot dog porque é o que vai agradar um número maior de paladares.
É justamente por não interferir tanto no sabor dos ingredientes que ele é tão procurado.
Aliás, mesmo que você se aventure com um hot dog de frango bem temperado, o sucesso da combinação é garantido.
Dessa maneira, seja para você fazer uma noite de cachorro-quente ou mesmo para vender, esse é o pão que você procura por segurança.
Pão brioche para cachorro-quente
A origem do pão brioche é francesa, mas sua incorporação na culinária brasileira diz muito sobre a preferência das pessoas. Inclusive, ele tem sido muito utilizado para criar deliciosas receitas de cachorro-quente, especialmente as gourmets.
Vale destacar que sua composição leva mais manteiga e ovos, o que dá a ele um sabor mais intenso, marcante e mais adocicado.
Porém, a realidade é que não é todo mundo que aprecia o pão brioche, justamente por ter esse sabor característico. Por isso, vale a pena oferecer mesmo como um diferencial e para variar no cardápio.
Pão australiano para cachorro-quente
Agora, se você quer diferenciar a sua receita e surpreender as pessoas que irão provar seu cachorro-quente, o pão australiano é o que você procura. Ele é ainda mais marcante do que o pão brioche, pois leva canela e açúcar mascavo em sua receita.
Então, espere um pão mais adocicado, aromático e que combina com diferentes tipos de ingredientes.
DICA EXTRA: utilize salsicha Hans, que é feita com carne suína e temperada com cebola, pimenta e páprica. Corte o pão australiano para hot dog, coloque a salsicha, faça um molho delicioso de cebola com cerveja preta, coloque por cima da salsicha e cubra com boas fatias de queijo cheddar. Fica simplesmente divino! 😉
Receita simples de pão de cachorro-quente
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ¾ xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de sal
- 1 xícara (chá) de água
- 20g de fermento seco para pães
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 kg de farinha de trigo
Modo de preparo
- Em uma tigela grande, coloque o açúcar, o leite, a água, os ovos, a manteiga, o sal e misture para incorporar tudo.
- Na sequência, junte o fermento e continue misturando.
- Em seguida, adicione um pouco mais da metade da farinha e misture bem com uma espátula.
- Agora, adicione o restante da farinha aos poucos, mexendo sempre até encorpar a mistura.
- Transfira a massa para uma bancada, pois será preciso sovar.
- Continue sovando e adicionando mais farinha até perceber que está desgrudando das mãos e da bancada.
- Deixe a massa descansar por 45 minutos para o fermento agir, lembrando de cobrir para não ressecar.
- Por fim, separe bolinhas de cerca de 70g, abra com um rolo e enrole como se fosse um rocambole.
- Coloque os pães com a emenda para baixo em uma forma untada e enfarinhada.
- Cubra e deixe descansar por mais 90 minutos ou até dobrar de tamanho.
- Por fim, leve em forno preaquecido entre 160° a 180° até dourar, cerca de 30 a 40 minutos são suficientes.
DICA EXTRA: evite deixar muito dourado, pois resseca o miolo do pão. Além disso, pincele os pãezinhos antes de assar para dar uma cor especial.
O que você achou dos tipos de pães para cachorro-quente que mostrei hoje? Quer ainda mais conhecimento?
Então, sugiro fortemente que confira o Curso de Cachorro-quente Gourmet. Nele você encontra inúmeras receitas de pão de hot dog, recheios e muitas dicas para transformar suas receitas e ganhar muito dinheiro com elas. 😉
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Agora é só colocar tudo em prática! Não se esqueça de compartilhar para ajudar outras pessoas e até a próxima!