Quer aprender a fazer o melhor molho branco para cachorro-quente e, assim, saber como variar as combinações e criar receitas únicas?
Por mais que o molho de tomate tradicional ainda seja o ponto de referência, a verdade é que diversificar nos permite ir mais longe na cozinha, não é verdade? Então, se prepare, pois escolhi uma receita bem simples, mas de dar água na boca. Confira!
Receita simples de molho branco para cachorro-quente
Ingredientes
- 500ml de leite
- 25g de farinha de trigo
- 25g de manteiga
- 100g de muçarela ou queijo prato ralado
- Sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
Modo de preparo
- Primeiramente, coloque a manteiga na panela em fogo médio.
- Deixe a manteiga derreter, mas não deixe queimar.
- Em seguida, coloque a farinha de trigo e comece a mexer.
- A ideia é formar uma “massa” sem gruminhos.
- Misture e ferva até levantar um aroma de biscoito, mas sem deixar dourar.
- Agora, entre com o leite, adicione os temperos e mexa.
- Reduza para fogo baixo e continue misturando sem parar.
- O ponto de fervura é de aproximadamente 5 minutos.
- Assim que começar a engrossar, junte o queijo e misture.
- O ponto ideal é quando notar que está na consistência que você gosta.
Essa receita é a mais básica para molho branco, e a técnica utilizada é chamada de “Roux”, que é quando você faz aquela base de manteiga e farinha antes de colocar o leite.
DICA EXTRA: para não errar nos ingredientes do molho branco, faça uma continha simples: para a quantidade total de leite você precisa de pelo menos 10% de Roux, então, se for fazer 1lt de leite (1000ml) você precisará de 100g de Roux (50g de manteiga e 50g de farinha), assim você nunca erra!
Como fazer molho branco diferente
O que você aprendeu acima é apenas uma forma bem simples de fazer um molho gostoso e super cremoso para acompanhar o cachorro-quente. Porém, todos sabemos que, quanto mais condimentos, melhor, concorda comigo?
Sendo assim, não se preocupe, pois fiz uma lista com outros ingredientes que acompanham muito bem o molho. Veja só:
- Refogar alho e cebola como primeiro passo.
- Adicionar ½ caixinha de creme de leite.
- Para deixar mais cremoso, coloque 100g de queijo muçarela ralado.
- Traga o pimentão verde picadinho.
- Gosta de azeitona? Picadinha vai muito bem!
- Açafrão e outras especiarias.
- Cebola roxa para mais cor e sabor.
Vale ressaltar que ao colocar estes e outros elementos, o modo de preparo muda um pouquinho.
Com isso, refogue a cebola com o alho, coloque o leite e a farinha de trigo, deixe ferver. Em seguida, junte o creme de leite, mexa até engrossar um pouco, tempere e adicione o queijo e demais ingredientes, como azeitona e pimentão verde.
Portanto, coloque seu toque especial, mas tenha atenção para que o molho branco fique cremoso e irresistível. Afinal, estamos falando de recheio para cachorro-quente, ou seja, mais sabor é sempre bem-vindo!
6 ideias de molho branco para hot dog
O bom do molho branco é a sua versatilidade, ou seja, fica gostoso praticamente de qualquer jeito. Com isso, talvez você queira outras sugestões para sua noite do cachorro-quente ou tem dúvida se pode colocar isso e aquilo. Então, veja algumas alternativas para se aventurar:
- Molho branco com creme de leite.
- Cebola e louro é o casamento perfeito.
- Opção de molho com iogurte.
- Molho branco de liquidificador.
- Alternativa vegana de molho branco com tofu e missô.
- Molho de leite vegetal e funghi.
Será que molho branco é a mesma coisa que molho bechamel?
Até agora preferi não tocar nesse tema, pois queria falar especialmente sobre ele: o molho bechamel.
Certamente você já ouviu ou leu em algum lugar pratos que levam esse tipo de molho. Aliás, as pessoas mesmo dizem se tratar do mesmo molho, mas será que é?
Então, a diferença é bem sutil mesmo e está na adição do leite. Isso porque em receitas tradicionais de bechamel, o leite é acrescentado já com condimentos, como sal, pimentas e especiarias.
Por outro lado, no molho branco o leite é colocado sem nenhum tipo de tempero. Dessa maneira, é praticamente o mesmo molho, com acréscimo de ingredientes ou não.
DICA EXTRA: a única coisa que realmente faz uma receita deixar de molho bechamel, é a adição de queijo, pois é um ingrediente não tradicional na receita original, mas como o assunto é hot dog, não há restrições quanto a isso!
Como aprender mais sobre molhos de forma fácil?
Costumo dizer que o sucesso da maioria das receitas está na insistência e repetição. Somente assim você consegue ver no que está errando e buscar formas de corrigir, não é verdade?
Entretanto, há certos aspectos mais detalhados que você só obtém através do conhecimento profissional. E se tratando de molhos, a alternativa é aprender dia após dia, de modo a criar as mais icônicas receitas.
Com isso, deixa a última recomendação, que é o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet. Além de aprender tudo sobre o universo do hot dog de sucesso, o material conta com muitas dicas e sugestões profissionais de molhos. Confere lá depois! 😉
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhá-las com mais pessoas e até a próxima!