O que acha de aprender tudo sobre como fazer cachorro-quente simples para mostrar que você sabe surpreender o paladar, mesmo com ingredientes comuns?
Se você reparar no mercado de hot dog, verá que as combinações mais simples são sempre as que têm mais saída entre os clientes. Tudo isso se deve ao fato de que é mais fácil e rápido caprichar na versão tradicional.
Mas simples não quer dizer básico, e selecionei ótimas dicas e sugestões que vão encantar aqueles que provarem seu cachorro-quente. Vamos conferir?
Afinal, como fazer cachorro-quente simples e saboroso?
Quando se fala em hot dog simples, todo mundo logo pensa em uma composição com ingredientes básicos como o pão, a salsicha, um molho de tomate acebolado, milho, batata-palha e ketchup, não é verdade?
É verdade, não tem como negar que na maioria dos locais você realmente encontra essas opções. Porém, é importante estar aberto a experimentar outros ingredientes, e ainda assim, manter a receita simples.
Com isso, vou mostrar a mais tradicional das receitas, acompanhe os ingredientes!
Ingredientes
- 1 cebola média picada
- 1 colher (sopa) de salsinha ou coentro
- 3 colheres (sopa) de óleo ou azeite
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 tomate pequeno picado
- 2 dentes de alho amassados
- Sal, pimenta-do-reino e especiarias a gosto
- ½ sachê de molho de tomate
- 10 salsichas picadas em rodelas
- 1 xícara (chá) de água
Modo de preparo fácil
Comece lavando e fervendo as salsichas. Em seguida, corte-as em rodelas médias e reserve.
Em uma panela, refogue a cebola com o alho no azeite até dourar. Agora, junte o tomate picado, a salsinha ou coentro, o sal, a pimenta-do-reino, o colorau e as especiarias, misture tudo.
Assim que o tempero incorporar, adicione o molho de tomate em sachê e mexa para agregar. Na sequência, coloque as salsichas cortadas em rodelas e dê uma leve misturada.
Por fim, acrescente a xícara de água, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos em fogo baixo. Lembre-se de mexer de vez em quando para não grudar no fundo, reserve após o tempo.
Montagem correta do cachorro-quente simples
- Corte o pão de cima para baixo e passe maionese nas metades.
- Coloque a salsicha com uma boa porção do molho no meio do pão.
- Espalhe ketchup e mostarda por cima da salsicha com molho.
- Finalize com a batata-palha salpicada.
Essa é uma das versões mais simples, mas é também uma das mais saborosas, pois você consegue saborear cada ingrediente, o pão, o molho, enfim, é uma verdadeira explosão de sabor. Veja mais detalhes no vídeo da receita!
DICA EXTRA: para o molho, você pode acrescentar pimentão verde picado, azeitonas e especiarias diferentes. Ah, é possível fazer a mesma receita com a salsicha inteira, caso queira manter a aparência convencional, o sabor é o mesmo!
15 sugestões para incrementar de forma simples o hot dog
Antes de mais nada, aqui vai uma dica de ouro: sempre que ficar sem saber como fazer um hot dog com ingredientes simples, pense na seguinte estrutura:
- Pão tradicional para hot dog.
- Uma “proteína” como salsicha mista, de frango, bovina, suína e linguiça.
- Um molho para colocar sobre o embutido.
- Complementos que vão sobre o molho.
- Condimentos/molhos para adicionar por cima dos complementos.
Sendo assim, aqui temos uma estrutura de cachorro-quente simples. Isso tudo é para facilitar sua vida. Por exemplo, você pode trocar o pão tradicional por um brioche, escolher um tipo de salsicha diferente, variar nos complementos e escolher condimentos como a mostarda escura picante ou ketchup defumado.
Aliás, você não precisa exagerar para ter um lanche delicioso, basta planejar o processo de montagem. Conheça algumas opções para criar receitas combinadas maravilhosamente!
5 tipos de pães para cachorro-quente
- Pão com massa com ovos.
- Pão de hot dog com mel.
- Opção de pão feito com iogurte.
- Opção macia de pão de cachorro-quente com leite em pó.
- Pão de hot dog amanteigado
5 tipos diferentes de salsicha
- Salsicha tradicional de frango, suína, mista e de peru.
- Salsicha Viena de maior qualidade e sabor.
- Variedade alemã Frankfurt (facilmente encontrada no mercado hoje).
- Salsicha alemã Bratwurst.
- Linguiça defumada para hot dog.
5 complementos saborosos
- Bacon frito em cubos ou farofa de bacon.
- Catupiry, requeijão, cheddar e mostardas picantes.
- Purê de batata ou mandioquinha.
- Vinagrete tradicional ou tropical com frutas.
- Cebola caramelada.
Então, a ideia de apresentar estas opções de complementos, é para que você possa criar uma nova receita com facilidade, bastando apenas escolher o tipo do pão, salsicha e o complemento, lembrando de manter simples e diferenciado no paladar!
Como transformar o hot dog simples em símbolo de sabor e qualidade?
Se você pegar as maiores franquias de cachorro-quente do Brasil, uma coisa se torna evidente: a maioria que faz sucesso possui um grande foco na qualidade, mas sem deixar a simplicidade de lado.
Tanto é, que no cardápio se destacam as opções mais simples, pois é justamente o que 95% das pessoas consomem. Dito isso, o seu dever é aprender como transformar a combinação “básica” em uma opção marcante para quem prova.
E nada melhor para tornar isso uma realidade, do que buscar conhecimento, não é verdade? Nesse sentido, minha última sugestão é para que você conheça o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet.
No curso você tem acesso às melhores harmonizações de recheios e complementos, além de acompanhamentos para agregar mais valor à experiência. Quer ter acesso a mais de 180 receitas? Então, aproveite essa oportunidade, combinado? 😉
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas aproveite para compartilhar e até a próxima!