Se você estava procurando uma preparação especial para hot dog, vai se admirar com o cachorro-quente nordestino incrivelmente recheado e saboroso.
Ainda que a receita mude bastante entre os estados nordestinos, existe uma combinação muito singular e tradicional, posso adiantar que envolve charque, bacon e queijo, não preciso dizer mais nada, não é mesmo?
Dessa forma, vamos direto às dicas incríveis que selecionei, através de uma receita que vai arrancar suspiros de você enquanto lê o conteúdo. Confira!
Como fazer cachorro-quente nordestino completo e fácil
Se em outras receitas de hot dog é só fazer o molho com salsicha, rechear o pão e comer, aqui na tradicional fusão de sabores nordestinos, as coisas mudam um pouco.
Isso porque temos a carne seca como estrela, mas que precisa ser dessalgada, e um processo de preparo bem caprichado, onde os mínimos detalhes resultam na explosão de sabor. Veja os ingredientes e como fazer logo a seguir!
Ingredientes
- Pão para cachorro-quente
- 150g de charque dessalgado e picado (carne seca)
- 100g de bacon picado
- 1 tomate picado
- 1 cebola picada
- ½ pimentão vermelho
- Coentro a gosto picado
- 1 batata doce pequena cortada e cozida
- Azeite a gosto
- 150g de muçarela picada
Modo de preparo
- Em uma frigideira grande, frite o bacon picado em um fio de óleo, deixando até ficar crocante.
- Adicione o charque dessalgado ao lado do bacon para incorporar os aromas e sabores.
- Em seguida, junte a cebola, mas não misture ainda com os demais ingredientes, deixe a par deles.
- Do mesmo modo, coloque o pimentão picado ao lado da cebola.
- Agora você deixará todos os sabores se juntarem, pois, o caldo se formará em baixo, passando por tudo, deixe 2 minutos.
- Logo após, misture tudo, acrescente o coentro e deixe mais um minuto.
- Depois entre com o tomate picado, mexa e deixe apurar mais um pouco.
- Coloque pedaços de muçarela para formar um “puxa-puxa” cremoso.
- Por fim, adicione a batata doce para dar uma engrossada no caldo do recheio, misture e deixe em fogo baixo mais 2 minutos.
Montando o cachorro-quente
Quando a mistura encorpar, leve umas fatias de muçarela ou provolone na frigideira e deixe fritar até formar uma casquinha.
Abra o pão ao meio, doure o interior e adicione uma porção generosa do recheio ainda quente. Em seguida, retire o queijo gratinado da frigideira e coloque sobre o recheio, como se fosse o purê de batata e está pronto.
Opção 2
Ao invés de gratinar o queijo, você também pode colocá-lo ralado sobre o recheio, de modo que dê um toque mais fresco. Eu sugiro que utilize o provolone, pois seu gosto é marcante e combina com o sabor do recheio.
DICA EXTRA de molho cremoso para acompanhar
Bom, agora você tem dois tipos de hot dog nordestino, ou seja, um com queijo gratinado e outro com queijo fresco, será que dá para melhorar? Sim, posso assegurar que dá, basta utilizar os ingredientes:
- Queijo muçarela que sobrou do preparo do recheio.
- 50g de provolone
- 50g de parmesão
- Leite suficiente para chegar no ponto
Por conseguinte, coloque os queijos na frigideira, aguarde derreter, vá adicionando o leite aos poucos e mexendo sempre para engrossar.
A razão para fazer esse molho, é substituir a maionese e o ketchup, onde você irá espalhar essa cremosidade sobre o hot dog, fica divino!
Por acaso você perdeu algum detalhe ou não entendeu determinada etapa? Sem problemas, acompanhe pelo vídeo da receita:
Qual o melhor pão para cachorro-quente nordestino?
Se você olhar ali na receita, recomendei pão tradicional de cachorro-quente, mas na verdade pode ser o pão da sua preferência. Outras receitas nordestinas costumam utilizar pães como:
- Pão seda: esse tipo de pão é muito conhecido como pão de leite, além de ser o mais utilizado na maioria das receitas.
- Pão francês: dispensa comentários, o pão francês segura bem os ingredientes, traz um crocante delicioso e casa com as carnes e queijo.
- Bolachão: composição parecida com o tipo seda, o pão bolachão é maior e arredondado, ideal para recheios robustos.
- Pão de brioche: de sabor adocicado e amanteigado, o brioche realça o sabor do recheio, especialmente na presença de queijo e molho.
Como dessalgar carne seca corretamente para o hot dog?
Gostou da receita e está pensando em fazer, mas tem receio de usar carne seca por conta do sal? Também pensei nisso, pois sabia que seria uma dúvida.
Sendo assim, o processo convencional é um pouco demorado, mas elimina totalmente o sal da carne. Com isso pique a carne seca em pedacinhos, coloque em uma tigela e cubra com água gelada.
Leve à geladeira por 12 horas, realizando a troca da água de 3 em 3 horas. Procure adicionar mais água gelada para manter o frescor e hidratação da carne.
4 versões de hot dog nordestino que você precisa conhecer
Como mencionei no início do conteúdo, a receita mostrada não é única, uma vez que cada região adequou os ingredientes a sua maneira.
É por isso que a versão nordestina é versátil e atende todos os gostos e preferências. Aprenda agora como variar:
- Receita de cachorro-quente nordestino com carne moída apimentada.
- Receita com charque, carne moída e ovo de codorna.
- Opção com carne moída, presunto ralado e azeitona.
- Opção com carne moída com quiabo, salsicha e pedacinhos de carne com queijo.
Qual das variações e ingredientes mais chamou sua atenção? O cachorro-quente nordestino é uma forma muito válida e saborosa de diversificar o hot dog do dia a dia, afinal, reúne tudo o que há de mais gostoso, bacon, carne e queijo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe cada uma. Até a próxima!