Essa é para você que sempre ouviu falar sobre, mas nunca conheceu de fato o cachorro-quente americano.
Divisor de águas para os amantes do hot dog, o estilo americano é bastante controverso em muitos aspectos, além de ser amplamente diferente do tipo de lanche consumido aqui no Brasil.
Então, aproveite as ótimas dicas que selecionei para você e conheça os diferentes tipos de receitas encontradas no país que é um dos berços do hot dog!
Como é feito o cachorro-quente americano: receita prática e detalhes
O hot dog consumido pelos americanos não tem nada de diferente, em termos de ingredientes, dos lanches que fazemos aqui em terras brasileiras. O que diferencia mesmo é a pequena quantidade de componentes no tradicional hot dog.
Digo isso porque até poucos anos atrás, o hot dog deles era composto apenas por: pão para cachorro-quente, salsicha ou linguiça, ketchup e mostarda. Você pode se espantar, mas era isso que você encontrava na maioria das barraquinhas e lanchonetes.
Embora ainda exista essa versão por lá, especialmente na cidade de Nova York, a realidade é que os ingredientes mudaram um pouco na última década. Com isso, é justamente esse estilo americano que vou apresentar a você agora, dá uma olhada!
Ingredientes
- Pão tradicional para hot dog (aquele macio)
- Salsicha de boa qualidade (suína ou de frango)
- Mostarda
- Ketchup
- 1 cebola cortada em rodelas
- 1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo
- Lave bem as salsichas e leve-as para cozinhar em fogo baixo por 5 a 6 minutos.
- Escorra as salsichas e reserve.
- Em seguida, coloque as cebolas em rodelas em uma frigideira com a manteiga, deixe até dourar.
- Depois disso coloque as salsichas na frigideira até fritar levemente, formando aquela capinha dourada.
- Corte o pão ao meio no topo e adicione 1 salsicha com aquele molho de cebola.
- Espalhe o ketchup e a mostarda por cima e o hot dog está pronto.
Você deve estar se perguntando: “mas e no pão, eles não passam nada para umedecer a massa, como maionese? Tudo depende da localização, mas via de regra, você encontra nessa disposição de ingredientes, tudo bem simples.
DICA EXTRA: em alguns lugares eles também adicionam pimentão verde picadinho juntamente com a cebola!
Qual o segredo do verdadeiro hot dog americano?
Se você perguntar para os americanos, essa simplicidade tem um propósito, que é o de preservar o sabor individual dos ingredientes, como a salsicha, os molhos e demais acompanhamentos.
É aqui que entra o grande segredo de todo o sabor proveniente do hot dog americano: a salsicha. Você sabia que a salsicha americana é quase que uma linguiça?
É mais comprida, tem o sabor acentuado e passa por um processo único que a deixa ainda mais propícia a ser usada no hot dog.
O processo consiste em cozinhar a salsicha à vapor, depois ela é levada à chapa com manteiga, que é o que dá aquele sabor mais amanteigado mesmo. Infelizmente, essa salsicha/linguiça dificilmente é encontrada no Brasil.
Por conta desses detalhes, para provar o tradicional mesmo, com todas as características, só viajando para fora. Contudo, isso não quer dizer que você não possa se aproximar ao máximo do lanche encontrado por lá, prova disso são as dicas a seguir!
Existem variações nos ingredientes do cachorro-quente americano?
Sim, assim como no Brasil, alguns estabelecimentos também apostam em incrementar a composição dos lanches. Geralmente, são considerados hot dog gourmet, pois tudo que sai do tradicional lá é “gourmetizado”.
Desse modo, você até encontra em “casas especializadas” de cachorro-quente as combinações mais diversificadas, veja alguns ingredientes adicionados por lá:
- Pão sovado.
- Pão de semente de papoula.
- Picles à base de pepinos.
- Molho agridoce de diferentes ingredientes.
- Relish de tomate e pimentão.
- Sal de aipo.
- Chilli com toque de chocolate e queijo cheddar.
- Cebola salteada.
- Molhos asiáticos picantes.
- Saladas frescas e crocantes.
Consegue notar como não é só o brasileiro que cria uma “bagunça” de ingredientes, mas saiba que você só encontra essas opções em estados e regiões específicas, principalmente em lanchonetes que possuem esse foco.
6 ideias de cachorro-quente americano que você só encontra por lá
Bom, já mostrei uma receita simples, falei um pouco da construção do cachorro-quente americano, e apresentei certas “peculiaridades” da culinária acerca desse alimento que é um ícone, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.
Para fechar com chave de ouro, agrupei algumas ideias de hot dog encontrados em terras “gringas”, mas separei por cidade para ficar mais fácil compreender como muda de um local para o outro, acompanhe:
- Nova Iorque: hot dog simples com salsicha tradicional, mostarda marrom picante e chucrute ou cebola salteada com pasta de tomate.
- Atlanta: geralmente o hot dog de lá leva salada fresca, crocante e cremosa, além de condimentos como mostarda e ketchup.
- Chicago: inclui tomate fresco, grandes pedaços de picles, pimentões, cebola, condimentos e a salsicha tradicionalmente americana.
- Detroit: considerado um prato icônico, leva chilli forte, cebola crua, cheddar ralado e molhos.
- São Francisco: são normalmente embrulhados ou cobertos com bacon, maionese cremosa, coberturas refrescantes e bacon defumado.
- Milwaukee: talvez o mais diferente da lista, é servido em um verdadeiro pão duro torrado, manteiga, mostarda picante, picles doces, chucrute e uma linguiça defumada encontrada na região.
Agora sim a lista está completa, mas caso sinta que ainda faltou alguma coisa, recomendo o Curso Profissional de Cachorro Quente Gourmet, que pode ajudar você a encontrar outras variedades e dicas para complementar seus preparos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar nas redes sociais e espalhar essas variedades de cachorro-quente bem diferentes. Até a próxima!