Ficar por dentro das melhores dicas para fazer um bom cachorro-quente pode te salvar em diversas situações. É uma ideia de lanche sensacional para reunir a família ou amigos. Além disso, é uma ideia promissora de negócio.
Seja qual for a sua intenção, separei as melhores dicas de preparo e reuni algumas técnicas surpreendentes para deixar todo mundo com água na boca. Vamos conferir?
5 dicas para fazer um cachorro-quente de sucesso!
1. Priorize ingredientes de qualidade
Nem preciso dizer que a escolha dos ingredientes, principalmente da salsicha, deve ser rigorosa, não é mesmo?
Se você quer preparar o melhor hot dog, nunca visto antes, precisará se empenhar na escolha dos ingredientes. Por isso, não vá pelo baixo preço. Pesquise mais sobre as melhores salsichas, melhor pão de hot dog e melhores combinações de ingredientes para não errar!
O cachorro-quente é uma receita que pode ser reinventada à sua maneira. Existem infinitos tipos de molho, recheios e acompanhamentos que podem transformar sua receita em algo pra lá de criativo.
2. Menos é mais
Aqui no Brasil temos a tradição de exagerar em todas as receitas. Mas quando falamos de cachorro-quente, menos é sempre mais. Só para você ter uma ideia, a receita original surgiu lá nos Estados Unidos.
A receita é preparada apenas com o pão sovado, salsicha e molho de picles com mostarda. Aqui já integramos o purê de batata + um monte de ingredientes. Por isso, eu sugiro muita cautela na hora de montar o lanche.
Você precisa pensar na experiência do consumidor, que envolve tanto a praticidade na hora de comer quanto na percepção dos sabores.
Nesse caso, eu sugiro escolher uma combinação de ingredientes bem saborosa e incluir apenas o essencial: purê de batatas, salsicha, molho e um ingrediente diferente como picles, cebola caramelizada, repolho, ervilhas ou milho.
3. Prepare a salsicha diferente
Geralmente, costumamos apenas cozinhar a salsicha e colocar no pão, não é mesmo? Você pode inovar com um preparo diferente como dourar a salsicha na manteiga. Além de ficar mais saborosa, fica com um visual mais atrativo. 😉
Uma ideia super genial que eu vi é enrolar uma fatia de bacon na salsicha, prender com palitinhos de dente e levar para fritar imerso no óleo. Não é preciso deixar fritar muito, só o tempo necessário para o bacon pegar uma cor. Fica delicioso!
4. Adicione um ingrediente picante
Uma das tendências fortes no mercado de hot dog é o ingrediente picante. Eu já vi receitas que levam o famoso chilli mexicano que é feito com feijões, molho de tomate e pimenta jalapeño.
O pão, a salsicha e o purê de batatas são ingredientes com sabores super suaves. Então, para trazer aquele contraste surpreendente, experimente adicionar pimenta dedo de moça no molho de carne moída, por exemplo.
Caso queira uma receita mais suave, aposte no rabanete ralado. Além de enfeitar a receita, trará um sabor levemente picante. Outros ingredientes para utilizar são: molho picante para salgados, vinagrete com pimentão, etc.
5. Aprenda a fazer o seu próprio pão
Eu não sei você, mas eu me frustro toda vez que vou comprar pão de hot dog nos supermercados. Os pães são absurdamente pequenos. A não ser que você pretenda fazer as receitas para degustar em casa com a família, não servem para fazer para vender, por exemplo.
Se quiser um cachorro-quente pra lá de especial, vale a pena tentar fazer a sua própria receita. Ao contrário do que muita gente pensa, é super simples e fácil. Aproveitei para deixar uma receita aqui.
Receita de pão de hot dog caseiro
Faça a técnica Tangzhong
Essa técnica serve para hidratar mais a massa, deixa o miolo do pão muito mais macio e ajuda na durabilidade do pão. É um processo totalmente opcional, mas vale a pena. Veja como é simples de fazer:
Ingredientes
- ¼ xícara de farinha de trigo
- ½ xícara de água
Modo de preparo
- Dissolva a farinha de trigo na água e coloque em uma panela.
- Leve em fogo baixo até começar a engrossar.
- Quando chegar no ponto de um mingau bem cremoso, pode desligar o fogo e reservar o
Ingredientes massa
- 3 e ¾ xícaras de farinha de trigo
- ½ sachê de 10g de fermento biológico seco ou 15 g de fermento biológico fresco (um tablete)
- ½ colher (sopa) de sal
- ¼ colher (sopa) de açúcar
- ¾ xícara de leite integral
- 1 ovo grande
- ¼ xícara de manteiga sem sal
Modo de preparo
- Em uma tigela grande ou na própria tigela da batedeira, coloque a farinha de trigo, o fermento biológico seco, o sal e o açúcar.
- Mexa muito bem até misturar tudo.
- Em seguida, adicione o Tangzhong, o ovo e o leite.
- Para facilitar, bata na batedeira planetária com a pá própria para pães ou sove na mão mesmo.
- Quando a massa estiver bem sovada, adicione a manteiga que deve estar em temperatura ambiente.
- Cubra a massa com um pano e deixe descansar por aproximadamente por 5 minutos.
- Passado esse tempo, termine de sovar por mais 5 minutos para agregar toda a manteiga.
- Coloque a massa em uma tigela, cubra com um pano umedecido e deixe descansando para fermentar por cerca de 1 hora.
- Corte a massa em 10 pedaços iguais e comece a modelar.
- Enrole as laterais para dentro, apertando sempre para firmar bem.
- Quando terminar de enrolar todas as massas, transfira os pães, com a emenda para baixo, para uma assadeira untada com manteiga. Deixe mais um menos 2 dedos de distância um do outro.
- O ideal é que os pães fiquem com um tamanho de 15cm.
- Deixe descansar com um pano úmido por cima por mais 30 minutos para crescer bastante.
- Coloque o forno para preaquecer a 180º por cerca de 20 minutos.
- Antes de levar os pães no forno, pincele um pouco de ovo batido com água.
- Leve para assar por 30 minutos e já está pronto!
DICA EXTRA: caso você perceba que a massa está muito quebradiça, adicione ¼ de leite e sove novamente. O ponto ideal da massa é quando você perceber que a massa está bem lisinha, não gruda nas mãos e está super elástica. 😉
Agora é com você!
Viu só como é simples fazer um cachorro-quente diferente e delicioso? O que vale mesmo é testar receitas e combinações de ingredientes.
Aproveite para colocar tudo em prática aí na sua casa e chame a galera para experimentar! Se quiser fazer hot dogs como um verdadeiro profissional, conheça o Curso de Cachorro-quente Gourmet, que traz dicas e informações super importantes para quem deseja ganhar dinheiro na área. Vale a pena dar uma conferida!
Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas e que elas te ajudem muito. Compartilhe as dicas e até a próxima!